Santa Missa marca 120 anos do Colégio Stella Matutina

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

No dia 8 de setembro, Festa da Natividade de Nossa Senhora, o Colégio Stella Matutina, localizado em Juiz de Fora, celebrou 120 anos de fundação. Pertencente à Congregação das Missionárias Servas do Espírito Santo, a instituição foi um marco da educação feminina na cidade, valorizando e abrindo espaço para a mulher no contexto social da época.

O aniversário do colégio foi comemorado com Santa Missa, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada pelo Provincial dos Missionários do Verbo Divino – congregação que também foi fundada por Santo Arnaldo Janssen -, Padre Carlos Vieira Lima, SVD, e pelo Capelão Escolar e Diretor Espiritual da escola, Padre Expedito Lopes de Castro. Alunos, pais e funcionários da instituição participaram da Eucaristia.

Dom Gil contou que quem trouxe os Padres Verbitas e as Irmãs Servas do Espírito Santo para Juiz de Fora foi Dom Silvério Gomes Pimenta, que era Bispo de Mariana e se preocupava muito com o desenvolvimento da cidade. O Arcebispo recordou que a fundação do colégio antecede a criação da Diocese. “A presença dessas congregações, seja dos Verbitas, que chegaram no fim do século XIX, seja das Irmãs, que chegaram no começo do século XX, foi muito importante para a formação desta Igreja, que depois vai se tornar diocese. Então, esta comemoração é muito importante na celebração dos 100 anos da nossa Diocese de Juiz de Fora. Agradecemos a Deus por tudo aquilo que nesses 120 anos estas Irmãs estão fazendo no que diz respeito à formação dos jovens.”

*Ir. Maria de Fátima (à esquerda) com as outras duas irmãs da congregação que estiveram presentes na festividade

A Diretora da Rede de Educação Missionárias Servas do Espírito Santo e Diretora-Geral do Colégio Stella Matutina, Irmã Maria de Fátima Marques de Oliveira, revelou que este foi o primeiro colégio da congregação, fundada em 1889, e que, portanto, deu origem à missão educacional dessa família religiosa. “Estar aqui hoje é celebrar 120 anos de caminhada das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo, que acreditam na educação. A nossa missão no mundo é fazer diferença. Nossa missão no mundo é ver crianças e jovens construindo a sua própria caminhada numa aprendizagem que leva à libertação, que leva ao caminho do conhecimento, que leva ao caminho da cidadania. Ao mesmo tempo, crianças e jovens aprendem com valores cristãos, com valores que formam a personalidade, que formam para a vida, que formam para a construção de uma sociedade justa e fraterna.”

Segundo o Provincial dos Missionários do Verbo Divino, Santo Arnaldo Janssen era professor de Ciências e Matemática. “Ao fundar a congregação masculina e a congregação feminina, em todos os lugares onde se iniciava uma missão ele já recomendava que também iniciasse uma escola. Por isso, a educação faz parte do DNA daquilo que chamamos da família Arnaldina”, ressaltou Padre Carlos, SVD, lembrando que ela é composta pelos Missionários do Verbo Divino, pelas Servas Missionárias do Espírito Santo e pelas Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua. “É uma grande alegria estar participando dessa celebração de 120 anos do Colégio Stella Matutina. Desejamos que esse carisma da educação continue sendo levado em frente como um campo da missão, onde a palavra de Deus é proclamada e é um veículo onde podemos também estar vivenciando o nosso carisma de católicos, com uma educação com valores cristãos, com ética, que traz não somente a questão acadêmica, mas também os valores, formando pessoas, cidadãos para a sociedade”, finalizou.

Padre Expedito falou sobre o trabalho de direção espiritual que realiza junto à comunidade do Stella Matutina. “É uma alegria imensa fazer parte dessa história. São 120 anos dentro da sociedade, aqui em Juiz de Fora, formando tantas e tantas gerações. Eu aqui tenho um trabalho especial na área da espiritualidade, como capelão escolar, atendendo toda a nossa comunidade do Colégio Stella Matutina. Procuramos fazer deste um espaço em que as pessoas são formadas não apenas intelectualmente, mas também pensamos muito na formação cristã. Então, aqui, nós anunciamos o evangelho de Jesus.”

Já a Diretora Educacional, Lílian Sedlmayer, destacou a educação humanista promovida pela instituição de ensino. “O Colégio Stella tem uma educação baseada em valores e no carisma missionário entre as pessoas, traduzido na relação, no afeto, no acolhimento das nossas famílias e dos nossos alunos. Apesar de ser uma escola confessional católica, nós acolhemos alunos de todos os credos, com respeito e acolhimento a todas essas religiões. E é um relacionamento muito amigável, respeitoso e enriquecedor para os nossos alunos. Eles têm a oportunidade de conhecer várias práticas religiosas naquilo que elas têm de melhor.”

Clique aqui e confira mais fotos da celebração.

Veja Também