Sagração do novo altar da Matriz Nossa Senhora Aparecida conta com presença de ex-detentos

0

Na noite deste domingo (21), será realizada a solene celebração de Sagração do novo altar da Matriz Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Linhares. A missa, que será presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada pelo pároco local, Pe. José Maria de Freitas, CEM, contará com a presença de ex-detentos que, enquanto presos, ajudaram na reforma da igreja.

A ideia de incluir os detentos do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional de Juiz de Fora (Ceresp) na reforma da Matriz Nossa Senhora Aparecida, há aproximadamente três anos, foi ideia do Pe. José Maria. Segundo o sacerdote, responsável pela Pastoral Carcerária na Arquidiocese de Juiz de Fora e presidente do Conselho de Execução Penal na cidade, a proximidade com os presos ajudou a comunidade do Linhares a conviver melhor com o fato de o bairro abrigar unidades prisionais. “Os paroquianos passaram a ver esses detentos de outra forma, como pessoas capazes, esforçadas e dedicadas, mas que, como nós, são sujeitas a cometer erros e delitos”.

Com a ajuda dos presos, a Igreja Matriz dobrou de tamanho e recebeu mudanças na pintura, iluminação e acústica, além de ter o altar mudado de lugar. No templo, também há, agora, uma capela do Santíssimo Sacramento e detalhes litúrgicos mais adequados. Pe. José Maria lembra, no entanto, que os benefícios não foram só para a paróquia. “A cada três dias trabalhados, os detentos retiram um do total de sua pena. Porém, mais do que isso, essa parceria é uma obra de ressocialização, de reeducação, de conquista de dignidade”, afirma.

A ideia de incluí-los na reforma da igreja foi o pontapé inicial para a criação do “Preso na Missa”. Nesse projeto, os presos que professam a fé católica participam da Santa Missa e, logo após, de um café partilhado com familiares e a comunidade paroquial.

E não para por aí. Em 2015, o Conselho de Execução Penal, em parceria com penitenciárias e a Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora, lança o “Recomeço”, iniciativa voltada para o encaminhamento de egressos do sistema prisional para o mercado de trabalho.

A Matriz Nossa Senhora Aparecida fica na Rua Diva Garcia, 2100 – Linhares.

Outras informações:
Paróquia Nossa Senhora Aparecida: (32) 3218-5199
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Conteúdo Relacionado
X