Sacramento da Crisma marca festa de 50 anos da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Na manhã desse domingo, 28 de abril, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu a Crisma de 27 jovens e adultos na Matriz Nossa Senhora Auxiliadora, em Juiz de Fora. Na ocasião, foi recordado, ainda, o aniversário de 50 anos da paróquia, a ser celebrado no mês de maio.

O Pastor Arquidiocesano recordou que a história de meio século está inserida nas celebrações do centenário da Diocese de Juiz de Fora. “Esta paróquia foi fundada em 1974. No dia 3 de maio houve um decreto de desmembramento da Paróquia de São Mateus, mas a instalação da paróquia se deu no dia 30 de junho daquele ano. Portanto, durante todo este ano, a paróquia está também celebrando ações de graças pelo seu cinquentenário. Eu parabenizo o povo dessa paróquia e peço a Nossa Senhora Auxiliadora que invoque de Deus sempre as melhores bênçãos para que aqui se estabeleça uma comunidade de fé, de amor, de dedicação, de esperança.”

Dom Gil também comentou o fato de a efeméride ser marcada pelo Sacramento da Crisma. “É um momento importante para que se celebre o cinquentenário, porque a Crisma é o sacramento do Espírito Santo. O Espírito Santo é a alma da Igreja, portanto, é a alma também da paróquia.”

Durante a celebração, o Arcebispo agradeceu o trabalho do Padre José Sávio Ricardo, que concelebrou a Eucaristia e que, depois de quase sete anos, está se despedindo da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. “A palavra de Deus hoje, no Evangelho, é muito propícia para esse tempo de encerramento das minhas atividades aqui, e o convite para os paroquianos, e mesmo para mim, de modo especial, ‘permanecer no amor’. Porque Jesus está no centro, nesse testamento que Ele deixa, e assim nós vamos. Nós vamos para outras paróquias, outros chamados, assumindo essa missão. Aqui, eu agradeço profundamente toda a colaboração e peço perdão pelas minhas falhas, de não poder talvez ter cumprido tudo aquilo que estava no meu ou no imaginário dos nossos paroquianos. Vamos agora atender a outros chamados, vamos para a outra margem do rio, outra margem da nossa Arquidiocese”, afirmou o sacerdote.

Padre Sávio será empossado na Paróquia Nossa Senhora do Líbano em 12 de maio, às 19h. Na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, ele será substituído pelo Padre Marcelo de Souza Magalhães. A posse deste está agendada para o dia 11, às 19h, na Matriz.

Festa do cinquentenário

O Jubileu de Ouro da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora está sendo comemorado desde o início deste mês de abril, com a presença de padres que passaram pela paróquia nas cinco décadas de sua história. Já estiveram ali o Arcebispo Emérito de Sorocaba (SP), Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, e os padres Augusto Antônio da Silva, Luiz Alberto Duque Lima, Márcio Vinícius dos Santos Delphim e Luiz Eduardo de Ávila.

Em 1º de maio, terá início o tríduo em celebração ao cinquentenário. Neste dia, uma procissão sairá às 17h da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora em direção à Igreja Santa Cecília, onde haverá Missa às 18h. No caminho, será feita uma parada na Rua José do Patrocínio, em frente ao número 123, onde ficava a capela que deu origem à comunidade paroquial.

Na quinta-feira (2), na Matriz, haverá Adoração Eucarística a partir das 17h e bênção do Santíssimo Sacramento às 18h45. Em seguida, será celebrada a Santa Missa. No dia 3 de maio, dia exato do desmembramento da Paróquia São Mateus, a programação será realizada na Igreja Santa Cecília. Ali, a adoração acontecerá das 8h às 18h45 e será seguida de bênção do Santíssimo e da Eucaristia.

No sábado (4), será a conclusão da primeira fase das comemorações do Jubileu de Ouro. A Celebração Eucarística, que acontecerá na Matriz, está marcada para as 19h e lembrará também os dez anos do grupo de Terço dos Homens da paróquia.

A Matriz Nossa Senhora Auxiliadora fica na Onofre Mendes, 320, Bairro Mundo Novo, enquanto a Igreja Santa Cecília está localizada na Rua Olegário Mariano, 220, Santa Cecília.

Veja Também