Milhares de integrantes do Terço dos Homens vão se reunir no Santuário de Aparecida (SP) entre esta sexta-feira (18) e o próximo domingo (20) para a Romaria que chega à décima quarta edição em 2022. O movimento, que se tornou um fenômeno, é a maior Romaria do Santuário Nacional, reunindo, em 2020 (antes da pandemia), 85 mil homens.
O pontapé inicial do evento foi 2009, a partir da iniciativa do coordenador de um grupo de Terço da cidade de Campestre, em Minas Gerais. Naquele primeiro ano, em maio, foram 600 homens e daquele dia em diante a Romaria só cresceu, tendo como consequência o aumento também de grupos de homens que rezam o terço em diversas regiões do Brasil.
Em 2021, em razão das regras de distanciamento para a prevenção da Covid-19, o encontro aconteceu pela primeira vez no formato on-line. No Santuário estiveram apenas alguns representantes dos grupos, e de casa os homens puderam acompanhar e participar de toda a programação por meio do A12, TV Aparecida, Rádio Aparecida e redes sociais do Santuário Nacional.
Neste ano, o encontro ainda deve ser realizado com atenção, mas o Santuário se prepara para receber os grupos em uma programação de três dias de oração. Todas as atividades também poderão ser acompanhadas pela Rede Aparecida de Comunicação. O tema refletido este ano será “Caminhar com Maria, para viver e crescer em comunidade” e o lema, “Na Casa da Mãe, renovamos o compromisso missionário”.

O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, que é o Bispo Referencial para o Terço dos Homens no Brasil, participará de toda a programação. Ele presidirá a Missa de Abertura, nesta sexta-feira (18), às 20h30, a Missa de Envio, no domingo (20), às 8h, e fará a pregação da Eucaristia de sábado (19), 9h.
A expectativa de Dom Gil é que a Romaria reúna entre dez e vinte mil pessoas. Ele ainda revela as intenções pelas quais o evento será realizado neste ano. “Uma intenção muito especial desta 14ª Romaria é pedir à Nossa Senhora que interceda junto de Deus para que apresse o fim desta pandemia; que cheguemos logo a uma situação de normalidade, ainda que seja um ‘novo normal’, como dizem, mas uma normalidade onde cada um possa livremente praticar a sua fé, trabalhar, ter acesso às escolas. Nós confiamos em Deus.” O Arcebispo também recordou o sofrimento do povo de Petrópolis. “Nossa Senhora nos ensina e nos há de ajudar com a sua graça a sermos solidários com aqueles que mais precisam da nossa caridade, do nosso amor fraterno, da nossa ajuda. Queremos unir o nosso coração ao coração do Bispo de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, e a toda a Igreja local, que está envolvida na assistência às famílias atingidas por esse desastre ecológico”, completou.
Confira a programação completa da 14ª Romaria do TH:
Dia 18 de fevereiro – Sexta-feira
19h – Acolhida aos Homens do Terço na Basílica Histórica
19h30 – Procissão Luminosa em direção ao Santuário Nacional
20h30 – Missa de Abertura presidida por Dom Gil Antônio Moreira
23h – Adoração ao Santíssimo Sacramento
Dia 19 de fevereiro – Sábado
0h às 6h – Vigília com os Grupos do Terço dos Homens
7h às 17h – Ação Solidária no subsolo do Santuário Nacional
*Doação de alimentos não-perecíveis, fralda geriátrica e produtos de higiene pessoal.
7h30 – Acolhida aos Homens do Terço
9h – Missa Solene presidida por Dom Orlando Brandes
13h15 – Reflexão sobre o tema ‘Terço dos Homens: Caminhar com Maria para viver e crescer em comunidade’
14h – Terço Solene e Consagração
20h – Terço de Aparecida Especial
Dia 20 de fevereiro – Domingo
6h45 – Escola de Maria com o tema ‘Terço dos Homens: Caminhar com Maria para viver e crescer em comunidade’
8h – Missa de Envio presidida por Dom Gil Antônio Moreira
*Com fotos e informações de A12.com