Romaria a Aparecida reúne milhares de fiéis e marca retorno da Imagem Peregrina para a Arquidiocese

0

Na tarde deste sábado (27), cerca de quatro mil pessoas de diversas paróquias da Arquidiocese de Juiz de Fora, juntamente com padres, diáconos, seminaristas e religiosos, participaram de romaria ao Santuário Nacional de Aparecida. A viagem teve o objetivo de devolver ao Santuário a Imagem Peregrina que percorreu paróquias e comunidades de nossa Igreja Particular desde o dia 2 de janeiro.

Os romeiros da Arquidiocese uniram-se a outros tantos peregrinos do Brasil e participaram da missa de meio-dia, que foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada pelos sacerdotes juiz-foranos. O arcebispo comentou os oito meses em que a Imagem Peregrina visitou o território arquidiocesano e afirmou que aquele era um momento de agradecer. “Em todos os lugares por onde a imagem passou, foi um grande sucesso espiritual, muitas pessoas a acolheram, puderam rezar juntas, ouvir a palavra de Deus e meditar sobre o papel de Maria na história da salvação”.

Dom Gil ainda saldou os fiéis oriundos das 37 cidades da Arquidiocese de Juiz de Fora que viajaram a Aparecida para participarem da Santa Missa. “O Concílio Vaticano II definiu a Igreja como o povo de Deus em marcha. Este grande número de pessoas da nossa Arquidiocese, vindas das 37 cidades, é uma resposta positiva ao apelo da Igreja para que estejamos sempre em marcha em direção ao céu e espalhando o evangelho de Jesus Cristo”.

Ao final da celebração, Dom Gil recebeu a Imagem Peregrina das mãos dos redentoristas responsáveis pelo Santuário Nacional e anunciou oficialmente que, a partir daquele momento, ela pertenceria definitivamente a Arquidiocese de Juiz de Fora. Em seguida, o arcebispo entregou-a aos padres Jorge Luis Duarte e Luiz Alberto Duque Lima, o mais novo sacerdote de nossa Igreja Particular e o mais velho, respectivamente.

A doação da imagem fac-símile de Nossa Senhora Aparecida foi feita pelo Santuário como recordação dos 300 anos do encontro da imagem original nas águas do Rio Paraíba do Sul, comemorados em 2017. Ela será recepcionada em Juiz de Fora neste domingo, às 19h30, em missa na Catedral Metropolitana, onde ficará exposta para veneração até 12 de outubro. Naquele dia, a imagem será trasladada para a Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro homônimo.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Conteúdo Relacionado
X