Rio Grande do Sul: Dom Gil convoca arquidiocesanos a gestos de solidariedade

*Foto: Assessoria de Comunicação - Catedral Metropolitana
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, voltou a se manifestar em solidariedade aos milhares de pessoas que sofrem as consequências das enchentes no Rio Grande do Sul. Na manhã desta quarta-feira (8), ele divulgou uma nova mensagem ao Clero e ao povo de Deus intitulada “É hora de solidariedade”.

O Pastor Arquidiocesano recorda o Ano Eucarístico vivenciado pela Igreja juiz-forana, “celebrando a presença viva de Cristo entre nós que nos ensina a repartir o pão com os que padecem necessidade”, e a Campanha da Fraternidade 2024, que traz o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).

“Diante da assustadora tragédia que está atingindo mais de quatrocentas cidades no Rio Grande do Sul, não podemos ficar de braços cruzados. Convoco, fraternal e paternalmente, o clero e todo o nosso bom povo, para nos unirmos num grande ato de solidariedade Arquidiocesano em socorro de nossos irmãos gaúchos”, escreveu Dom Gil, pedindo doações de água potável, alimentos não-perecíveis, cobertores, material de limpeza e em dinheiro, através do Pix do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O Arcebispo nomeou o Padre Pierre Maurício de Almeida Cantarino para coordenar os trabalhos da campanha arquidiocesana em prol dos gaúchos. Desde a última segunda-feira (6), a Paróquia Santa Rita de Cássia, do Bairro Bonfim, onde atua o sacerdote, é um ponto de arrecadação de doações na campanha promovida pelo Rodoviário Camilo dos Santos. Também é possível deixar donativos na Paróquia Nossa Senhora da Glória, no Morro da Glória.

Confira, abaixo, a íntegra da mensagem de Dom Gil Antônio Moreira.

É HORA DE SOLIDARIEDADE

Em nossa Arquidiocese, estamos em Ano Eucarístico, celebrando a presença viva de Cristo entre nós que nos ensina a repartir o pão com os que padecem necessidade. Também a Campanha da Fraternidade nos recordou que “somos todos irmãos”.

Diante da assustadora tragédia que está atingindo mais de quatrocentas cidades no Rio Grande do Sul, não podemos ficar de braços cruzados. Convoco, fraternal e paternalmente, o clero e todo o nosso bom povo, para nos unirmos num grande ato de solidariedade Arquidiocesano em socorro de nossos irmãos gaúchos. Oferte água, alimentos não perecíveis, cobertores e material de limpeza. Se desejar fazer doação em dinheiro, sugerimos o Pix do Regional Sul 3 da CNBB, cuja chave está aqui abaixo.

Para coordenar o trabalho desta campanha Arquidiocesana, nomeio o Padre Pierre Mauricio de Almeida Cantarino, que poderá organizar sua equipe de colaboradores com outros padres, diáconos e leigos. As doações podem ser encaminhadas à Paróquia de Santa Rita de Cássia, no bairro Bonfim, em Juiz de Fora.

Unidos, rezemos para que as águas baixem logo naquela região e por aquelas famílias atingidas tão dolorosamente por esta tragédia. Deixemos, mais uma vez, ressoar em nossos corações o trecho do nosso hino Arquidiocesano, que diz: “O amor seja o nosso pendão. Que o mundo nos veja em fraternidade. O Espírito Santo promova em nós a sincera e leal caridade”.

Deus lhe pague pela sua efetiva participação nesta urgente ação literalmente sinodal. Maria, Sacrário vivo da Eucaristia, o (a) abençoe com seu santo olhar de mãe.

Dom Gil Antônio Moreira
Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora

Veja Também