Reunião preparatória do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP) é realizada virtualmente

No último sábado, dia 20 de maio, aconteceu uma reunião preparatória do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP), encontro destinado às coordenações de pastorais, movimentos, novas comunidades e serviços arquidiocesanos, bem como aos vigários forâneos e episcopais.

A Coordenação Sinodal da Ação Evangelizadora promoveu o encontro, ocorrido de forma remota, para explicar conhecer alguns representantes e apresentar as mudanças no conselho definidas pelo Documento Sinodal Arquidiocesano, promulgado no final de 2022.

Segundo Pe. Geraldo Doncidi Vieira, Coordenador da equipe colegiada, o CAP será composto pelos Vigários foraneos, e dois leigos de cada forania, os Vigários Episcopais e um leigo por Vicariato de cada forania, representantes de pastorais não incluídos em vicariatos, um padre e um leigo (por pastoral) e representantes de outros movimentos também não incluídos em algum vicariato (um leigo por movimento, serviço ou nova comunidade). Além disso, foi esclarecido que a representação no conselho deve durar dois anos, para que assim haja continuidade nos trabalhos.

“Neste momento o convite é, que cada vigário, pense dois leigos que possam falar o que está acontecendo na forania. Se a forania tem dez paróquias, lá tem 10 leigos representando cada paróquia. Daqueles 10, dois serão escolhidos para o conselho pastoral. Esses dois vão levar para os outros oito, aquilo que a gente conversar aqui; aí forma uma rede”, explicou Padre Dondici durante a reunião.

Na ocasião, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, manifestou sua satisfação em ver o início deste no novo ciclo e motivou os presentes. “Vocês que fazem parte deste conselho, vocês têm uma importância muito grande porque você uma peça do motor. Eu vejo nossa Igreja de Juiz de Fora muito viva. Isso é porque vocês estão atuando. É porque você está unindo-se a sua tarefa com entusiasmo. Por isso, quero agradecer a vocês”.

Além disso, a Coordenação Sinodal da Ação Evangelizadora divulgou que realizará a “Escuta semanal permanente”. Às terças e quintas-feiras, mediante agendamento, leigos coordenadores que necessitem de uma partilha, formação ou ajuda podem apresentar sua situação para um dos membros da coordenação. Para marcar basta entrar em contato com o Centro Pastoral.

Registro com todos participantes

Veja Também