Reunião na Assembleia Legislativa de Minas Gerais celebra 60 anos da Campanha da Fraternidade

Rafael Roberto da Fonseca (Movimento Nacional da População de Rua), Roberto Rubens da Silva (padre e vigário episcopal da Arquidiocese de Belo Horizonte), Padre João (deputado federal), Leleco Pimentel (deputado estadual PT/MG), Rodrigo Souza da Silva (padre e secretário-executivo do Regional Leste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB), Sérgio Fernando Pinho Tavares (vereador de Belo Horizonte), Claudenice Rodrigues Lopes (coordenadora da Pastoral de Rua da Arquidiocese de Belo Horizonte)/ Fotos: Elizabete Gumarães/ALMG
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Na noite de 21 de março de 2024, a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais sediou uma reunião especial em homenagem à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. O evento foi organizado pelo deputado estadual Leleco Pimentel (PT) em parceria com o deputado federal padre João (PT) e teve como objetivo principal celebrar os 60 anos da Campanha da Fraternidade no Brasil.

O tema da Campanha deste ano, “Fraternidade e Amizade Social”, foi inspirado na carta encíclica do Papa Francisco, “Fratelli tutti” (outubro de 2020), e o lema, “Vós sois todos irmãos e irmãs” no Evangelho de Mateus (Mt 23,8). A expressão “Fratelli tutti” significa “todos irmãos”, em referência ao cântico de São Francisco de Assis, que ressalta a importância da solidariedade, humildade e cuidado com o próximo e com o meio ambiente.

A solenidade contou com a presença do Padre Rodrigo Souza da Silva, Secretário Executivo da Regional Leste II da CNBB, que, na ocasião, representou a presidência do Regional, além de convidados do projeto “Juntos para Servir”.

Durante a reunião, foi ressaltada a urgência em superar os desafios relacionados à fome, destruição ambiental e violência contra a natureza. O apelo pela união, respeito mútuo e cuidado com o planeta ecoou forte, com chamados para a erradicação do ódio, violência, guerras, racismo e preconceito. A mensagem central foi baseada na ideia de que todos os seres humanos são parte de uma única família, a família humana, e que é imperativo cuidar e preservar o único planeta que temos como lar.

Fonte: Site do Regional Leste 2

Veja Também