Reunião define passos práticos para o II Sínodo Arquidiocesano

0

Na manhã desta terça-feira, 9 de julho, sacerdotes e religiosos participaram de mais uma reunião de preparação para o II Sínodo Arquidiocesano, cujo início litúrgico está previsto para 27 de outubro. O encontro, conduzido pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, aconteceu no prédio da Cúria.

O objetivo da reunião, segundo o pastor, foi o de determinar os primeiros passos do Sínodo. “Nós estamos construindo agora as maneiras de realizar as primeiras reuniões em Juiz de Fora, dado que o Sínodo será feito em duas etapas: a primeira será na cidade de Juiz de Fora e depois nas cidades do interior”.

Dom Gil ainda falou do lema escolhido para reger as atividades sinodais: “Proclamai o Evangelho pelas ruas e sobre os telhados” (Mt 10,27). “Como as antenas captam os sinais para os aparelhos, nós também queremos emitir a proclamação do Evangelho para todas as famílias a lares”. O tema permanecerá o mesmo do I Sínodo: “Arquidiocese de Juiz de Fora, uma Igreja sempre em missão”.

Recém-anunciado como secretário-geral para o II Sínodo, o Padre Vanderlei Santos de Souza, C.Ss.R. ressaltou o papel que exercerá. “Esse trabalho que a gente vai desenvolver junto com as outras equipes do Sínodo visa a trazer essa reflexão à Igreja de Juiz de Fora, como ela encontra-se e enfrenta seus desafios. Estarei à disposição para que a gente possa dinamizar, nos diversos setores, as linhas de ação que estarão envolvidas nesse II Sínodo Arquidiocesano. Espero em Deus que possamos desenvolver um bom trabalho e que a gente chegue a um bom resultado, trazendo essa Igreja nova, restaurada, essa Igreja para fora, como nos convida o Papa Francisco”.

Conteúdo Relacionado
X