Reunião da Equipe Ampliada debate ações para o Sínodo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Aconteceu no dia 03 de setembro, na Cúria Metropolitana, a reunião da Equipe Ampliada do II Sínodo Arquidiocesano. Durante a reunião presidida pelo Arcebispo Dom Gil Antônio Moreira, o grupo analisou as propostas de atuação de acordo com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, os questionários para as paróquias que ficam no interior da Arquidiocese e também o cronograma de atividades da comissão.

Dom Gil destaca que os trabalhos estão em sintonia com as propostas apresentadas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sendo suas necessidades percebidas antes mesmo da Assembleia que aconteceu no mês de maio. “É uma oportunidade de fazermos uma comparação entre o nosso projeto e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Estas diretrizes foram aprovadas na última assembleia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), mas muitas coisas já estavam previstas no planejamento da Arquidiocese de Juiz de Fora em preparação para este Sínodo, sinal de que estamos sempre caminhando em sintonia com a Igreja do Brasil”. Dom Gil avalia também que o questionário respondido pelas paróquias é de grande relevância para o futuro da Arquidiocese. “O questionário que foi enviado para as paróquias é amplo e vai nos dar uma visão mais abrangente da Arquidiocese de Juiz de Fora, algo nunca feito antes”.

Nomeado Secretário do Sínodo, Padre Vanderlei Santos de Souza, CSsR, reforça a união de toda a Igreja neste momento tão bonito na história da Arquidiocese. “Nós já temos um trabalho feito com as paróquias em nível de pesquisa sóciorreligiosa, tendo como foco a realidade em um modo geral. Agora estamos realizando os trabalhos com as instituições religiosas, congregações, colégios e todos aqueles que possuem serviços ligados à Igreja. O sínodo está sendo uma oportunidade de escutarmos a Igreja em suas diversas expressões e lugares”.

Veja Também