Reunião da Comissão discute avanço do II Sínodo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

A Arquidiocese de Juiz de Fora se encontra na segunda fase do II Sínodo Arquidiocesano. Passada a fase de análise, é tempo de dar passos mais concretos nesta caminhada. Já se tem um diagnóstico da realidade da Igreja em Juiz de Fora.  A etapa atual parte da leitura crítica de todo conteúdo captado anteriormente, para que se possa estabelecer linhas de ação pastoral, da presença social e solidária da Igreja na maior cidade da Arquidiocese.

Em vista disso, a Comissão Ampliada do Sínodo se reuniu na tarde da última quarta-feira, dia 9 de março, de forma virtual. O encontro foi marcado pelas discussões relativas aos próximos passos da caminhada sinodal. Dentre os assuntos tratados estão: a avaliação da realidade das paróquias e comunidades do Interior da Arquidiocese; o calendário das próximas lives e formações; e as formas de divulgar e motivar os católicos neste processo. 

Em entrevista, o Secretário do II Sínodo, Padre Vanderlei Santos de Sousa, CSsR, fez uma breve avaliação da dinâmica sinodal. “A caminhada em Juiz de Fora tem sido marcada pela criatividade, pela escuta atenta do sopro do Espírito, e também uma escuta da realidade nos seus desafios, para que a gente possa, de fato, caminhar como Igreja que anda junto nas suas diversas formas e expressões”. Ele também fez questão de explicar que o sínodo visa olhar o todo e que todos são chamados a contribuir com ele. 

Motivado a conscientizar sobre o assunto, o sacerdote frisar que o Sínodo não é um evento. “É  um processo de caminhada; ele vai assim: a gente reflete, para, dá um passo, reflete, caminha mais um pouco… É todo um jeito de ser, e não apenas realizar um fato, ou um evento. É importante que a gente tenha essa consciência”. 

Aqueles que tiverem dúvidas sobre o andamento das atividades da comissão podem procurar o Centro Arquidiocesano de Pastoral, no Prédio da Cúria. Já os que buscam o hino e a oração do II Sínodo podem fazer download deste material em nosso site.

A Comissão Ampliada do II Sínodo Arquidiocesano volta a reunir-se no dia 11 de maio, às 15h, na Cúria Metropolitana.

Veja Também