Representantes de paróquias participam de treinamento no Instituto Padre João Emílio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

A Arquidiocese de Juiz de Fora iniciou, nessa segunda-feira (26), o treinamento de padres e atendentes paroquiais tendo em vista a implantação do sistema pastoral e financeiro Cúria Online. A capacitação foi dividida em turmas, por foranias, e será realizada até a próxima sexta-feira (30) no Instituto Padre João Emílio.

De acordo com o Ecônomo da Cúria Metropolitana, Padre Liomar Rezende de Moraes, a ferramenta foi escolhida buscando melhorar os processos de gestão e também o cuidado pastoral. “É um sistema que ajudará as paróquias no gerenciamento das atividades pastorais e também na composição dos documentos que são necessários para a prestação de contas”, informou. O Vice-Ecônomo, Padre Ronny Moreira de Oliveira, e a funcionária da Tesouraria, Tatiana Aparecida Barbosa dos Reis Duprat, são os responsáveis por passar as informações acerca do sistema.

“Depois dessa formação, nós vamos ainda, durante os meses de outubro, novembro e dezembro, realizar a implantação por paróquia. Nosso objetivo é que 1º de janeiro de 2023 seja a data que ele esteja instalado em todas as paróquias. Nós vamos ainda ter um momento de ajustes, considerando algumas realidades, algumas situações, então mais um grande passo ainda está por vir”, afirmou Padre Liomar.

Além do treinamento sobre o Cúria Online, padres e atendentes paroquiais serão preparados, por outros funcionários da Cúria, sobre situações do dia a dia: como realizar uma petição, a relação com o sindicato, indicações de como tratar os documentos paroquiais, etc. Confira, abaixo, o planejamento das turmas por forania:

Dia 26 de setembro – Segunda-feira
Foranias Mãe de Deus e São Miguel e paróquias Santíssimo Redentor (Borboleta) e Nossa Senhora Auxiliadora (Mundo Novo)

Dia 27 de setembro – Terça-feira
Foranias Santa Ana e Bom Jesus, Paróquia São Mateus (São Mateus) e Capelania Nosso Senhor dos Passos (Santa Casa)

Dia 28 de setembro – Quarta-feira
Foranias Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora das Dores e Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Grambery)

Dia 29 de setembro – Quinta-feira
Foranias São Vicente, Nossa Senhora do Líbano e Santa Luzia e Paróquia Bom Pastor (Bom Pastor)

Dia 30 de setembro – Sexta-feira
Foranias São José e Santa Teresinha e Igreja São Sebastião (Centro)

*Devido a particularidades, as paróquias Santo Antônio (Catedral) e Nossa Senhora da Glória (Morro da Glória) serão contatadas posteriormente para agendamento de treinamento.

Veja Também