Representantes das foranias Nossa Senhora da Conceição e São Vicente participam de live sinodal

*Padre Vanderlei fez um balanço da caminhada sinodal desde dezembro de 2019

Na última quarta-feira, 27 de abril, a Comissão Ampliada do II Sínodo Arquidiocesano realizou a primeira live sinodal de 2022. O evento virtual contou com a participação de cerca de 50 representantes das foranias Nossa Senhora da Conceição e São Vicente, que reúnem paróquias da Zona Norte de Juiz de Fora e de outras cidades da região.

O momento também contou com a presença do Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira. “O nosso interesse em fazer essas lives é para colocar sempre com mais evidência os propósitos que temos para este ano. O nosso Sínodo Arquidiocesano pretende ter seu encerramento em dezembro de 2022. O ano já está correndo e tudo o que nós fazemos, é claro, está dentro do contexto sinodal, mas há algumas coisas que são pontuais. Quero recordar que este ano nós estamos privilegiando dois grandes campos: o da caridade, por causa dos empobrecidos da pandemia, e a reformulação pastoral”, lembrou o Arcebispo ao introduzir as reflexões da noite.

Em seguida, o Secretário do II Sínodo, Padre Vanderlei Santos de Sousa, CSsR apresentou um balanço da caminhada sinodal, fazendo uma síntese de todos os eventos realizados desde 7 de dezembro de 2019, quando os trabalhos foram oficialmente iniciados. Logo após, o Padre Tarcísio Marcelino Ferreira Monay propôs uma reflexão da parábola “A videira e os Ramos” (Jo 15,1-17). “Leitura muito conhecida por nós e que certamente traz muitos subsídios, mensagens e uma espiritualidade profunda do que é, de fato, viver essa sinodalidade, do que é caminhar juntos”, apontou.

Ao Professor Davi Maçaneiro coube ponderar sobre o tema “A sinodalidade na vida e na missão da Igreja”. Na ocasião, ele falou sobre como a Igreja tem sinalizado, ao longo de sua história, como viver de forma sinodal. “O caminho do Sínodo é o caminho que cada um de nós está fazendo individualmente e comunitariamente para estar nessa videira. Não podemos ter a pretensão de dar frutos sozinhos”, disse Davi no início de sua apresentação, dando prosseguimento ao pensamento de Padre Tarcísio.

Já o Secretário-Executivo de Pastoral, Padre Everaldo José Sales Borges, falou sobre o Diretório Pastoral para os Órgãos Colegiados da Arquidiocese de Juiz de Fora. Logo que tomou a palavra, o sacerdote ressaltou a importância daquela formação. “Eu sei que é empenhativo [sic] ficar aqui, mais de uma hora diante do computador, mas eu estava pensando a riqueza que é poder participar desse momento com duas foranias, em que os irmãos padres e os irmãos leigos têm a oportunidade de uma formação dentro de casa. Nós vamos nos empenhar para colocar em prática a espiritualidade sinodal; o nosso caminho adiante de Igreja depende disso.”

Encaminhando-se para o final do evento virtual, o Vigário Episcopal para Caridade, Padre Geraldo Dondici Vieira, falou rapidamente sobre a necessidade da criação de conselhos forânicos, enquanto os vigários forâneos das Foranias Nossa Senhora da Conceição e São Vicente, Padre Gil Condé da Silva e Wellington Guimarães, respectivamente, fizeram um breve relato sobre a caminhada sinodal nas paróquias que as compõem.

As demais foranias da Arquidiocese de Juiz de Fora também participarão de lives sinodais. As datas serão divulgadas em breve.