Representantes da Arquidiocese participam da Assembleia Regional da Pastora Carcerária

0

*Colaboração: Pe. Welington e Regional Leste 2 da CNBB

A Pastoral Carcerária do Regional Leste 2 promoveu, entre os dias 22 a 24 de abril, uma Assembleia Regional da Pastoral Carcerária. O evento foi realizado no Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Uberlândia (MG).

O encontro contou com a participação de 120 agentes da Pastoral Carcerária do Regional e o tema proposto foi “ecumenismo, justiça e misericórdia”. A Arquidiocese de Juiz de Fora foi representada na assembleia pelo Pe. Welington Nascimento de Souza, pelo diácono Nivaldo Dias Pereira, pelo seminarista Robert e pelo agente da Pastoral Carcerária, Murilo.

O assessor do encontro, o pastor da Igreja Metodista, Clay Western Peixoto, refletiu durante o encontro sobre o serviço que a Pastoral Carcerária exerce junto aos encarcerados, a partir dos pressupostos bíblicos, encontrados nos livros de Gênesis, e do profeta Miquéias. Pastor Clay afirmou também que o serviço da pastoral é selar pelos membros da “casa comum”, principalmente pelos mais necessitados, no caso da pastoral, os encarcerados.

Pastor Clay ressaltou também, que ajudar a recuperar as pessoas que estão abandonadas no cárcere é objetivo principal da Pastoral Carcerária na sociedade, além de restabelecer a dignidade dessas pessoas e da sociedade com elas.

Foi refletido durante o encontro que a pastoral vai até as Unidades Prisionais para expressar o amor de Deus, o amor humano às pessoas. Junto com elas, nesse relacionamento, o objetivo é ajuda-las nesse processo de reinserção na sociedade e não mediante julgamento, pressão ou acusação.

Durante a assembleia, foi realizada eleição para a nova Coordenação Colegiada. Pe. Welington Nascimento foi eleito coordenador da Pastoral Carcerária no Regional Leste 2.

Para conferir as fotos da assembleia, clique aqui.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Conteúdo Relacionado
X