Religiosos brasileiros se reúnem na Praça Vaticana para celebrar vida consagrada

A Conferência dos Religiosos do Brasil, CRB/ Nacional, organizou uma programação geral e cada Regional deverá também promover algum evento para viver com intensidade esse tempo de graça. Aqui em Roma, – destacou à Rádio Vaticano – Vatican News, P. Jaime Carlos Patias, Conselho Geral dos missionários da Consolata em membro do Grupo RBR -, temos um grupo que se chama – Religiosas/ Religiosos Brasileiras/os em Roma, (RBR). Não somos um Regional, mas nos reunimos periodicamente para diversas atividades. Atendendo ao convite da Irmã Maria Inês Ribeiro, presidente da CRB, percebemos que, também nós deveríamos realizar algum evento aqui em Roma. Surgiu a proposta de nos reunir neste domingo, dia 16 de agosto, na Praça São Pedro para rezarmos com o Papa Francisco a oração do Ângelus pela Vida Consagrada. Faremos esse gesto, em comunhão com a CRB e toda a Vida Consagrada no Brasil.

Mais de 50 religiosas e religiosos já confirmaram presença na Praça São Pedro. São brasileiras/os que trabalham em suas congregações, as quais têm sede aqui em Roma. Superioras/es Gerais, conselheiras/os Gerais e outros que realizam diferentes serviços nas suas respectivas congregações.

Com a nossa presença na Praça São Pedro, queremos reafirmar o que disse Dom Adelar Baruffi, Bispo de Cruz Alta (RS): “A vida Religiosa Consagrada é sinal visível da presença amorosa de Deus na vida da Igreja e na vida das pessoas”. De fato, sentimos que somos esse sinal visível da presença de Deus para a Igreja e para o mundo. Esse gesto, será a nossa maneira de marcar presença e, em comunhão, rezarmos pelo bom êxito da Primeira Semana da Vida Consagrada, no Brasil. Rezemos pelos consagrados e consagradas a fim de que sejamos presença profética onde quer que estejamos.

Fonte: Site do Vatican News