Reitores e formadores de comunidades de seminaristas participam de reunião com Arcebispo Metropolitano

0

Na última sexta-feira, 27 de novembro, o Seminário Arquidiocesano Santo Antônio sediou a primeira reunião dos reitores e formadores das comunidades de seminaristas que estudam na instituição. O encontro contou com a participação do Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, do Reitor do Seminário, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, e do Vice-reitor, Padre Antônio Camilo de Paiva.

No Salão Nobre do Seminário, os formadores deram notícias e falaram sobre a organização das casas religiosas. “Interessante cada um contar um pouco sobre a dinâmica da formação nas suas casas e na pastoral do fim de semana. Depois, também demos algumas notícias sobre o nosso Seminário, como ele funciona e também as notícias sobre as modificações para o ano que vem”, contou Dom Gil. A partir de 2020, segundo determinação do Ministério da Educação (MEC), as aulas serão realizadas à noite e algumas disciplinas, ministradas à distância, entre outras mudanças.

Atualmente, cerca de 80 seminaristas frequentam o Seminário Santo Antônio. Além dos diocesanos, isto é, aqueles oriundos de paróquias da Arquidiocese de Juiz de Fora, a instituição recebe os aspirantes ao sacerdócio das dioceses sufragâneas de Leopoldina (MG) e São João del-Rei (MG) – pertencentes à Província Eclesiástica de Juiz de Fora -, da Diocese de Valença (RJ) e das casas religiosas da Congregação do Santíssimo Redentor, da Pequena Obra da Divina Providência (Orionitas) e da Comunidade Evangelizadora Magnificat (CEM).

Após a reunião, os sacerdotes participaram de almoço com a presença dos seminaristas.

Conteúdo Relacionado
X