Regional Sul 3 da CNBB disponibiliza subsídios para vivência da Quaresma

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Para facilitar o acesso e promover ainda mais a vivência da Quaresma como preparação para a Páscoa, o Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) disponibilizou as versões digitais dos subsídios “Caminho Pascal em Sete Passos – Igreja nas Casas” e Vias-Sacras.

A intenção do material, oferecido em PDF às arqui/dioceses e paróquias do Estado – e também para outros interessados de todo o Brasil -, é alcançar ainda mais as famílias e pequenos grupos, especialmente considerando a dificuldade de distribuição dos materiais em virtude da pandemia do Coronavírus.

O subsídio “Caminho Pascal em Sete Passos – A Igreja nas casas”, tem como lema “Em Cristo a vida vence. Ele é a nossa Paz!” e apresenta a proposta de encontros de reflexão e celebração que podem ser realizados em famílias, grupos ou até individualmente.

O tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica – Fraternidade e Diálogo – e a fraternidade universal – proposta pelo Papa Francisco na Encíclica Fratelli Tutti – são as temáticas norteadoras do roteiro. No material, os encontros são fundamentados na Palavra de Deus, a partir do método da Leitura Orante da Bíblia: Leitura, Meditação, Oração e Contemplação.

A novidade deste ano é a produção do roteiro de celebrações da Via-Sacra da Cruz e da Ressurreição, apresentando a proposta para as 15 estações em cada uma. A Via Lucis ou Via-Sacra da Luz quer ser um complemento à Via Crúcis, em que se percorrem os momentos mais importantes da Paixão e Morte de Cristo. Na Via-Sacra da Ressurreição, percorrem-se 15 estações com Cristo triunfante desde a Ressurreição até Pentecostes.

O material explica que “muitos fieis estão habituados a rezar a Via-Sacra da Cruz durante a Quaresma. É o caminho da dor de Jesus que assumiu nossas dores. […] Para o tempo pascal, a Igreja oferece a Via-Sacra da Ressurreição, para meditar as passagens bíblicas da Ressurreição do Senhor”. O texto destaca ainda que “a Via-Sacra da Cruz na Quaresma e a Via-Sacra da Ressurreição no Tempo Pascal, se unem formando uma só meditação sobre o mistério central da fé cristã: a paixão, morte e ressurreição do Senhor”.

Nas paróquias e arqui/dioceses de todo o Rio Grande do Sul, no material físico, completa o kit o Símbolo Pascal para a porta das casas, que traz o tema “Em Cristo, a vida vence. Feliz Páscoa!” A imagem apresenta a Cruz e a Pomba do Espírito e da Paz, representando a passagem de Jesus pela morte e a Ressurreição que celebramos no Domingo de Páscoa.

Para acessar a versão em PDF dos subsídios basta clicar nos links abaixo e fazer os downloads:

Caminho Pascal em Sete Passos

Via-Sacra da Luz

*Com informações do Regional Sul 3 da CNBB
*Fonte: Site da CNBB

Veja Também