Regional Leste 2 realiza reuniões por videoconferência

0

Visando aproximar e promover a partilha, o Regional Leste 2 da CNBB promoveu nessa quinta-feira (23), uma reunião por videoconferência com nove coordenadores provinciais da Pastoral da Comunicação (Pascom).

A videoconferência contou com a participação do Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora e Bispo Referencial para a Comissão Episcopal para a Comunicação Social e Cultura, Dom Gil Antônio Moreira, do Assessor Eclesiástico, Pe. Andrey Nicioli, e da Coordenadora, Janaína Gonçalves Moreira da Silva. Também participaram Rômulo Benha, da Arquidiocese de Vitória (ES), Davidson Avelino Damasceno, da Arquidiocese de Belo Horizonte, Gicélia Araújo Azevedo de Oliveira, da Diocese de Caratinga, Junior Sá, da Arquidiocese de Montes Claros, Lilian e Amanda Oliveira Linhares, da Arquidiocese de Uberaba. O Secretário-executivo do Leste 2, Pe. Roberto Marcelino, também marcou presença na reunião.

Durante a videoconferência, os pasconeiros trocaram experiências de trabalho no atual período de quarentena com a transmissão de Missas através das redes sociais, divulgação de campanhas de arrecadação e a criação de cursos de formação on-line. Ao final, os participantes chegaram à conclusão de que a Pascom tornou-se o coração da Igreja. “Antes desse período de resguardo existia certa resistência sobre a comunicação e hoje isso mudou. Houve uma percepção da relevância em usar os meios comunicativos para evangelizar”, afirmou Pe. Andrey.

Reunião dos Ecônomos do Regional Leste 2

Para compartilhar experiências no âmbito pastoral e econômico, o Regional Leste 2 da CNBB promoveu no dia 22 de abril uma videoconferência com a participação de 15 ecônomos das Mitras (arqui)diocesanas de Minas Gerais e do Espírito Santo. Entre eles estava o Padre Liomar Rezende de Moraes, da Arquidiocese de Juiz de Fora.

O Padre Roberto Marcelino, Secretário-executivo, apresentou um PowerPoint que propôs que os participantes fizessem uma reflexão sobre os impactos pastorais e econômicos do Covid-19 à luz da Palavra de Deus na evangelização. Os bispos que integram o Conselho Fiscal do Leste 2, Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias – bispo de Colatina (ES) – e Dom José Carlos Brandão Cabral – bispo de Almenara (MG) e administrador apostólico de Araçuaí (MG) -, comentaram sobre as Missas via rede social, sobre como os fiéis reagiram a esse novo momento e a arrecadação do dízimo.

No momento de partilha entre os participantes também foi compartilhada a relevância da capacitação dos ecônomos, a redução de gastos e a nova modalidade das côngruas.

*Fonte: Site do Regional Leste 2 da CNBB

Conteúdo Relacionado
X