Regionais Leste 2 e Leste 3 da CNBB lançam revista digital da Visita ‘Ad Limina Apostolorum’

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Para aprofundar a experiência de uma Igreja mais sinodal, além de relembrar e compartilhar com as comunidades de fé cada momento da peregrinação à Roma, os Regionais Leste 2 (Minas Gerais) e Leste 3 (Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançaram, nessa quarta-feira (18), a revista digital da Visita Ad Limina Apostolorum.

A publicação especial relembra cada passo dos bispos no Vaticano durante a viagem, que foi realizada entre os dias 17 e 26 de outubro de 2022 e reuniu uma comitiva formada por 28 bispos de Minas Gerais e 4 do Espírito Santo.

Na publicação digital, que pode ser acessada aqui, estão reunidos todos os relatórios pastorais apresentados nos Dicastérios, Secretarias e Comissões Pontifícias do Vaticano, além de depoimentos dos bispos que prepararam os documentos e que abrangem as questões administrativas, o ministério do bispo, o funcionamento da Cúria Diocesana, a vida dos sacerdotes, a situação dos seminários e das vocações, as congregações religiosas, as celebrações litúrgicas, os ministérios leigos, a catequese, as escolas católicas, as pastorais e movimentos, a presença da Igreja nos meios de comunicação e o relacionamento com o poder público, entre outras questões.

A agenda pastoral mais esperada da Visita Ad Limina Apostolorum, a audiência com o Papa Francisco, ganhou um capítulo especial e traz o registro dos principais momentos do encontro, com depoimentos dos bispos e a mensagem entregue ao Santo Padre na íntegra.

A publicação também relembra as celebrações eucarísticas nas Basílicas Papais de Santa Maria Maior, São Pedro, São João de Latrão e São Paulo Fora dos Muros, com a profissão de fé dos bispos nos túmulos dos apóstolos Pedro e Paulo. Ela ainda traz outras atividades dos bispos, como a peregrinação a Assis, a visita à embaixada do Brasil na Santa Sé, o encontro na Comunidade Religiosa Opera della Chiesa, a Missa no Dia de São João Paulo II e a acolhida no Colégio Pio Brasileiro, em Roma. A equipe dos Regionais, que atuou na preparação da visita, e a articulação da rede de comunicadores e comunicadoras que trabalhou na divulgação e cobertura das atividades nas dioceses também são destaques na revista.

Peregrinação a Roma

A Visita Ad Limina Apostolorum é uma peregrinação que acontece a cada cinco anos e sua finalidade é expressar a unidade, a fidelidade e a comunhão de cada arcebispo e bispo com o sucessor de Pedro. Além do encontro com o Papa Francisco, uma série de atividades no Vaticano, como reuniões nos departamentos que integram a Cúria Romana e celebrações eucarísticas nos túmulos dos apóstolos Pedro e Paulo, marcaram a agenda pastoral.

Todas as atividades da visita podem ser relembradas pelo hotsite www.visitaadlimina.com.br e pelas redes sociais dos Regionais Leste 2 e Leste 3 da CNBB (Facebook, Instagram e canal no Youtube).

*Fonte: Site do Regional Leste 2 da CNBB

Veja Também