Recursos da CF 2019 apoiam projeto de alimentação saudável em Ubá (MG)

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Os projetos apoiados Brasil afora com os recursos da Campanha da Fraternidade (CF), que compõem o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), levam transformação e conscientização dentro de uma realidade específica. No último ano, o Projeto Meninos do Patronato São José, executado pela Sociedade Ubaense de Artes e Ofícios (Suao), em Ubá (MG), recebeu o apoio do FNS para uma iniciativa voltada para a alimentação saudável, acompanhada da prática de atividade física e esportiva.

No contexto da CF 2019, que abordou o tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27), o projeto esteve voltado à população de baixa renda ou situação de risco e exclusão social e categorizado no eixo 2 do FNS – mobilização para conquista e efetivação de direitos. De acordo com os responsáveis, beneficiou 80 crianças e adolescentes, oferecendo cinco refeições diárias, além de palestras, exibição de filmes e confecção e exposição de cartazes.

Os “Meninos do Patronato São José” participaram da palestra “Não basta comer, é preciso alimentar-se de forma saudável” e da roda de conversas “Incentivo ao consumo dos alimentos saudáveis de forma lúdica, atraente e educativa”. Ainda assistiram ao filme “Além do peso” e confeccionaram cartazes.

A coordenadora do projeto, irmã Maria Cecília Caliman, conta que, através da equipe multidisciplinar e educadores, “foi observado que os assistidos reduziram o consumo de alimentos processados como biscoito, doce, etc. Isso foi possível graças à orientação da nutricionista”.

“Com a implementação das refeições saudáveis houve uma grande melhora na disposição dos assistidos, principalmente nas atividades físicas, contribuindo para melhor concentração durante as atividades educacionais com reforço escolar, iniciação musical e outros”, relata a religiosa da Ordem das Carmelitas Descalças Servas dos Pobres do Brasil.

Os recursos do FNS tornaram possível a aquisição de alimentos que puderam reforçar os lanches e refeições oferecidas às crianças e adolescentes. O apoio, segundo a religiosa, contribuiu muito com a frequência dos assistidos nas atividades propostas pelo Patronato.

A entidade

A Sociedade Ubaense de Artes e Ofícios – SUAO/Patronato São José é uma entidade filantrópica que se constituiu a partir de 1966, sob a direção das Religiosas da Ordem das Carmelitas Descalças Servas dos Pobres do Brasil. Iniciou o trabalho com 20 crianças em regime de internato.

Com o passar dos anos, a entidade adequou aos novos paradigmas da Política Nacional de Atendimento à Criança e ao Adolescente, na categoria do Serviço de Proteção Básica, para crianças e adolescentes de 7 a 15 anos e para jovens de 15 a 17 anos, oriundos de famílias que vivenciam situações de vulnerabilidade social.

Atualmente, atende a 80 crianças e adolescentes, no período de 7 às 17 horas. Desenvolve atividades socioeducativas, culturais e recreativas, em diversas oficinas, como informática, banda filarmônica, fanfarra, atividades de esporte e lazer e apoio pedagógico e psicossocial.

*Fonte: Site da CNBB

Veja Também