RCC realiza primeira etapa da Eleição Arquidiocesana: veja nomes e números

*Informações e fotos retiradas do site da RCC Juiz de Fora

A Renovação Carismática Católica (RCC) da Arquidiocese de Juiz de Fora concluiu, nesse domingo, 20 de agosto, a primeira etapa da eleição 2017 para a coordenação arquidiocesana 2018-2019. Os processos de votação e apuração aconteceram durante o “Terceiro Domingo” – Reunião de Servos – e os nomes finalistas foram divulgados para o início da segunda etapa: Alexandre Silvério, Denise (Min. Pregação), Djane Aparecida, Elton Firmino, José Antônio, Maria Claret Dutra, Márcio Falco, Robson Luiz, Varlete Morais e Vicente.

A Reunião de Servos de agosto começou às 14h, no salão da Catedral Metropolitana, com animação conduzida pelo diácono Tuíte. Os coordenadores e demais votantes levaram as indicações (cinco nomes) e transcreveram os nomes em uma cédula oficial, que foi inserida em uma urna lacrada e supervisionada por testemunhas. O acolhimento dos votos foi feito por dois mesários, além de quatro testemunhas. Os votantes assinaram um documento comprovando que indicaram os nomes.

Às 15h, foi encerrado o recebimento de votos para abertura da apuração. Quatro pessoas, da equipe técnica da eleição, realizaram o processo de apuração e outras quatro pessoas, escolhidas no local aleatoriamente, foram testemunhas e supervisionaram o processo. A urna foi aberta na frente de todos os integrantes e as cédulas apuradas. Os nomes foram marcados eletronicamente, em um notebook, e também em uma marcação manual para conferência. Durante todo o processo de votação e apuração, os servos presentes participaram de momentos de louvor, oração e pregação. A Palavra de Deus foi ministrada por Denise, do núcleo do Ministério de Pregação.

Eleição 2Ao final, os dez mais indicados foram apresentados para os servos presentes. Todos foram interrogados sobre a decisão de permanecer ou não na lista como possível candidato. Os que não estavam presentes foram perguntados por telefone no mesmo momento. Dos dez, alguns se recusaram a continuar na lista e foram substituídos pelos próximos mais citados da lista. Todos eles foram indicados (sugeridos) pelos membros do movimento e não se candidataram por vontade própria antes das indicações. Pela regra das eleições da RCC, ninguém se candidata, mas sim deve ser indicado/sugerido e, posteriormente, poderá aceitar ou não continuar como candidato.

A partir da divulgação desses dez nomes, está aberta a segunda etapa da eleição. Os núcleos de Grupo de Oração e de Ministérios deverão, agora, discernir e escolher cinco nomes dentre esses dez apresentados. Os cinco escolhidos serão entregues na conclusão da segunda etapa da eleição, no dia 15 de outubro, com a presença do Coordenador Estadual da RCC, Mário Lúcio. Após o ato de entrega dos cinco nomes votados por cada Grupo de Oração ou Ministério, serão selecionados os cinco nomes mais votados em geral: esses serão os finalistas, que irão para a escolha do Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira.

Para o atual coordenador do movimento, Alexandre Silvério, a eleição está sendo transparente e segura. “Esse ano prezamos por um processo de votação e apuração seguro e à vista de todos. Por isso, a coordenação se afastou do processo, criamos esta comissão responsável e contamos com testemunhas escolhidas aleatoriamente em todas as fases do processo eleitoral. Precisamos levar a sério as coisas de Deus e mostrar para todos o que está acontecendo, como o processo está sendo feito”, disse.

Outras informações:
Escritório da RCC Juiz de Fora: (32) 3215-8407