Rádio Catedral inicia programa dedicado a São José

*Imagem: Site da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Começa nesta quarta-feira, 3 de março, às 13h40, na Rádio Catedral Juiz de Fora, uma série de meditações sobre São José. O programa, que será semanal, terá o conteúdo produzido por Monsenhor Elias Saleh. De maneira didática, ele protagonizará as reflexões a pedido do Arcebispo, Dom Gil Antônio Moreira.

O dia escolhido para o programa foi proposital: a prática da devoção ao pai adotivo de Jesus nas quartas-feiras se consolidou no decorrer da história, sobretudo pelos incentivos dos papas. Em 1695, o Papa Inocêncio XII, por exemplo, concedia indulgências aos membros da Confraria de São José que visitassem, neste dia da semana, a igreja dos carmelitanos descalços em Bruxelas. Já o Papa Bento XIV concedia aos carmelitas descalços da Catalunha, em 1745, a permissão de celebrar uma Missa solene do santo toda quarta-feira do ano.

Já o Papa Pio VII, em 1819, concedia indulgência para todas as quartas a quem rezasse nestes dias as Dores e Alegrias de São José. No dia 5 de julho de 1883, o Papa Leão XIII confirmava este como o dia dedicado ao esposo de Maria em toda a Igreja, com missa votiva correspondente. O Papa Bento XV, por sua vez, por ocasião do cinquentenário da proclamação de São José como Patrono da Igreja Universal, enfatizava a importância da consagração de todas as quartas-feiras e dos dias do mês de março ao protetor dos trabalhadores.

A atração radiofônica é mais uma iniciativa da Arquidiocese de Juiz de Fora para celebrar o Ano Josefino, convocado por Papa Francisco em 8 de dezembro de 2020. Uma live sobre a figura de São José foi realizada no dia 24 de fevereiro, e outra já está marcada para 17 de março.