Rádio Catedral FM completa 15 anos de fundação

Nesta quinta-feira, 15 de julho, a Rádio Catedral FM completa 15 anos de fundação. Criada em 15 de julho de 2006, a 102.3 FM tem uma proposta inovadora ao aliar informação, evangelização e boa música. A emissora prioriza ainda aspectos como ética e responsabilidade social.

Fundada por Dom Eurico dos Santos Veloso, que era o Arcebispo à época da criação, a rádio é um veículo da Fundação Dom Justino José de Santana. Atualmente, o presidente é o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira.

História

O diretor da Rádio Catedral, Padre Antônio Camilo de Paiva, esteve presente no período da criação e montagem deste veículo de evangelização. “Falar sobre a fundação da Rádio nos emociona. Porque, de fato, eu estava aí, montando cada estúdio. Tivemos a presença de diferentes profissionais”, contou ele. O sacerdote ainda relatou que a principal dificuldade neste começo era o alcance da Rádio, aliada a parte financeira.

Entre os objetivos da Rádio Catedral, em primeiro lugar está a evangelização, como conta o diretor, Padre Camilo de Paiva. “Informar a verdade. O objetivo da rádio é educar as pessoas para o bem, desde uma educação ecológica, moral, religiosos, acadêmica. O cuidado que a gente tem para que as nossas reportagens, as músicas, sejam tocados de modo a ajudar as pessoas a nessa compreensão. É formar o cristão autentico e o cidadão consciente”.

Apesar dos 15 anos completados, a ideia de se formar uma rádio arquidiocesana vem de longe. Padre Antônio Camilo de Paiva conta a história por trás desse processo. “A ideia de formar uma rádio vem desde o período de Dom Juvenal Roriz, quando teve uma formação com presença do Padre Antônio Cesar Moreira, ex-diretor da Rádio Aparecida, que veio falar sobre a importância do rádio. Depois tivemos, no tempo de Dom Clóvis, uma formação do clero com a presença do saudoso Monsenhor Arnaldo Beltrani, da Arquidiocese de São Paulo, que falaram da força do rádio”.

Após 12 anos operando com uma potência reduzida, apenas 70 KW (kilowatts), abrangendo somente Juiz de Fora, a Rádio Catedral 102,3 FM, conquistou no mês de fevereiro de 2018, o tão sonhado aumento no alcance de sua transmissão.

Concedido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a potência passou para 1000 KW (kilowatts), abrangendo um raio de 30 cidades e um público estimado de mais de 1 milhão de pessoas na Zona da Mata, sem contar com o sinal ocasional que pode chegar a 145 cidades de Minas e Rio de Janeiro.

Amigo Colaborador e Apoio Cultural

Para a sua manutenção, a Rádio Catedral conta com o Apoio Cultural e o Amigo Colaborador. Fernando Tadeu de Sá, da cidade de Santos Dumont, é um destes amigos. Ele falou à Rádio o que pensa sobre o trabalho por ela realizado. “Sou assíduo ouvinte da rádio, que é uma benção para o povo da Arquidiocese de Juiz de Fora, porque a Rádio Catedral além de prestar um serviço para a Igreja, ela é colaboradora na construção no reino de Deus. Eu sou amigo colaborador desde que eu conheci a rádio”.

O Apoio Cultural, igualmente fundamental para o funcionamento da Rádio, parte de empresas e empreendimentos que, na divulgação, entendem e colaboram com a evangelização.

Segundo Padre Camilo, Amigo Colaborador e do Apoio Cultural são importantes para a manutenção da Rádio Catedral no ar, evangelizando por meio de boas práticas.

Parte essencial de toda essa estrutura são os ouvintes que, do outro lado do radinho, do celular, do computador, com a sua audiência, paciência, e recebendo a Rádio Catedral em suas casas, no trabalho, onde quer que estejam, fazem ela seguir em frente.

Objetivos e Futuro

Segundo o diretor, outro grande objetivo da 102.3FM é entrar na alma humana e garimpar aquilo que cada um tem de melhor. Segundo ele, durante a pandemia, foram recebidos relatos dizendo que os programas são procurados nos momentos de angústia.

“Todo o vasto campo da teologia se insere dentro da rádio: a leitura orante da bíblia, a liturgia do dia, as entrevistas que fazemos com o pessoal da área da saúde… isso tudo leva as pessoas a uma segurança e é esse nosso objetivo: abençoar, edificar e fazer com que o povo de Deus, possa cada vez mais crescer no amor, na comunhão, na ternura e isso é tudo que nós precisamos fazer”, explica Padre Camilo.

O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, é o presidente da Fundação Dom Justino José de Santana, mantenedora da Rádio Catedral e fala sobre o seu crescimento e o importante trabalho de evangelização, pensando sempre no bem comum. “ São 15 anos de trabalhos em favor da evangelização, do bem comum. Ela vem crescendo bastante. Ela leva a todos o que todos precisam: uma palavra de união, de fraternidade, de caridade. Quero parabenizar todos aqueles que nos ajudam, que trabalham na rádio. Celebremos ações de graças”.

Passados estes 15 anos, agora é a hora de pensar no futuro. E com essa ideia na cabeça, Padre Camilo afirma que o plano é melhorar o sinal, com o apoio dos nossos colaboradores e parceiros, para ter mais potência e qualidade nos anos que vem pela frente.

Fonte: Site da Rádio Catedral de JF