Rádio Aparecida e Rádio Catedral de Juiz de Fora sinodalidade na comunicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Anunciar o Evangelho de Jesus Cristo através das ondas radiofônicas, comunicar a Boa Nova, oferecer uma programação com formação, boa música, informação de qualidade e evangelização, é a missão em comum das rádios Aparecida, da Rede Aparecida de Comunicação do Santuário Nacional e da Catedral FM da Arquidiocese de Juiz de Fora.

A Rádio Aparecida está no ar há 70 anos, a Rádio Catedral de Juiz de Fora há 15 anos e nesse tempo de existência da emissora juiz-forana a parceria entre elas na comunicação e evangelização se fortalece cada vez mais.

O Diretor da Rádio Catedral, Padre Antônio Camilo de Paiva, falou sobre essa comunhão entre as emissoras. “A Rádio Aparecida, enquanto geradora de programação católica, ela é perita. Ela realmente produz conteúdo católico com uma qualidade muito grande, então assim que surgiu a oportunidade de fazer redes, nós logo indicamos a Rádio Aparecida. É uma parceria que vem dando certo”.

Na última semana, na quarta (23) e quinta-feira (24), a Rádio Catedral recebeu a equipe da Rádio Aparecida para um intercâmbio de transmissões entre as emissoras. O Diretor da Rádio Aparecida, Padre Inácio Medeiros, missionário Redentorista, explicou esse projeto que visita as rádios parceiras. “Desde que eu assumi a direção da rede aparecida de rádio eu tinha esse propósito de valorizar as rádios parceiras até porque no meu nodo de entender a evangelização que nós fazemos é uma estrada de mão dupla”.

Ele ainda contou que antes da pandemia foi possível ir em 23 das atuais 85 emissoras da rede. Agora com o cenário mais otimista, o projeto está sendo retomado, em novo formato, visando transformar as rádios locais em geradoras de Rede Aparecida.

Para Padre Camilo, a parceria se traduz na sinodalidade, no caminhar juntos na comunicação católica. “Eles têm um trabalho de querer fazer esse sínodo com o Brasil inteiro. Então, a Rádio Aparecida estando aqui para nós, diretores e funcionários, é um incentivo, inclusive a proposta é de nós produzirmos matérias de Juiz de Fora e da região, desta Zona da Mata, para a Rádio Aparecida. Isso incentiva e ao mesmo tempo se torna uma escola de comunicação católica”, relatou o sacerdote.

Proclamar o Evangelho pelas ruas e sobre os telhados é o lema do II Sínodo da Arquidiocese de Juiz de Fora. Sínodo significa caminhar juntos. Utilizar os meios de comunicação fortalece esse anúncio, assim como fazem as ondas da Rádio Catedral e Rádio Aparecida juntas.

Fonte: Site da Rádio Catedral de JF

Veja Também