Quinto Dia Mundial dos Pobres é celebrado na Arquidiocese

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Neste domingo (14), em que a Igreja celebrou o 5º Dia Mundial dos Pobres, um evento solidário foi realizado no Instituto Padre João Emilio: uma manhã de atendimento aos moradores em situação de rua, da região central de Juiz Fora.  A ação foi uma iniciativa da Comunidade Shalom, Missão Juiz de Fora, em parceria com o Instituto Padre João Emílio.

Padre Liomar dançando com crianças presentes no evento

Na ocasião, profissionais de diferentes áreas foram reunidos para atender aqueles que passassem pelo local. “Estamos oferecendo alguns serviços para que possam se sentirem mais acolhidos, terem um pouquinho da sua dignidade resgatada. A luz da Palavra de Deus, de Jesus que nos chama a amar o próximo, estamos aqui buscando viver essa palavra”, explicou o Diretor Tesoureiro do instituto, Padre Liomar Rezende de Moraes.

Dezenas de homens, mulheres, crianças e até cachorros, puderam ser assistidos com roupas, cobertores, comida, corte de cabelo e barba, dentre outros. Além disso, houve momento de oração, partilha, música e apresentações de alguns deles, tocando violão, dançando e recitando poesia.

O evento, realizado pela primeira vez, foi avaliado positivamente e a parceria da Comunidade Shalom e o Instituto João Emílio se estenderá para ações futuras. Segundo Raissa Souza, responsável pela comunidade em Juiz de Fora, essa ação social é realizada em todas as cidades onde a Shalom está presente. “Para nós, aqui em Juiz de Fora, é uma grande alegria, junto da Arquidiocese, estar fazendo este momento para nossos amigos pobres, assim nós os tratamos. Nós já fazemos algumas visitas durante todos os meses, mas esse dia para nós em um dia primordial. Esse é um dia importante porque dá início a uma iniciativa que a gente quer fazer mais vezes. Já estamos pensando em fazer uma nova ação no próximo mês, as vésperas do Natal”, contou ela.

Confira mais fotos em nossa galeria.

Ação Missionária Vicentina

Um trabalho semelhante é feito pelos Vicentinos há anos. Neste 5º Dia Mundial dos Pobres o atendimento foi realizado em Benfica, em parceria com a Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Abaixo no vídeo da WebTV “A Voz Católica” você pode conferir como foi essa iniciativa.

Igreja Missionária

O Dia Mundial dos Pobres foi instituído em toda a Igreja pelo Papa Francisco, em 2016, ao final na conclusão do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia. A data é celebrada anualmente no penúltimo domingo do ano litúrgico. Em mensagem de vídeo gravada no domingo, o Papa  recordou que o Evangelho nos convida constantemente a sermos pobres, mas também pediu perdão aqueles que são marginalizados pela sociedade. “Peço seu perdão em nome de todos os cristãos que o magoaram, ignoraram e humilharam. Cada homem e cada mulher é o templo de Deus, você é o templo de Deus, você é o tesouro da Igreja. Seu lugar não é na porta das igrejas, mas no coração da Igreja. Saiba que você é o favorito de Deus. Entre vocês estão os santos escondidos”.

Veja Também