Questão de gênero na educação é abordada por Dom Vincenzo Zani durante Congresso Internacional

0

Durante o 1º Congresso Internacional de Educação Católica, que será realizado de 1º a 5 de novembro em Juiz de Fora, o Secretário da Congregação para Educação Católica de Roma, Dom Vincenzo Zani, ministrará quatro palestras. Uma delas será sobre o documento “Homem e mulher os criou. Para uma via de diálogo sobre a questão de gênero na educação”, lançado no último mês de junho pela instituição pela qual ele é responsável.

Será uma das primeiras vezes, se não a primeira, que um representante da Santa Sé falará sobre o texto no Brasil. A introdução do documento explica que “difunde-se cada vez mais a consciência de que estamos diante de uma verdadeira e própria emergência educativa, em particular no que concerne aos temas de afetividade e sexualidade”. O Vaticano ainda adverte que a “desorientação antropológica que caracteriza difusamente o clima cultural de nosso tempo, certamente contribuiu para desestruturar a família, com a tendência de cancelar as diferenças entre o homem e a mulher, consideradas como simples efeitos de um condicionamento histórico-cultural”.

Neste contexto, continua o texto, “a missão educativa enfrenta o desafio que surge de diversas formas de uma ideologia, genericamente chamada gender, que nega a diferença e a reciprocidade natural do homem e da mulher”. Por isso, “a Congregação para a Educação Católica, dentro de suas competências, tem a intenção de oferecer algumas reflexões que possam orientar e apoiar aqueles que estão comprometidos com a educação das novas gerações a abordar metodicamente as questões mais debatidas sobre a sexualidade humana, à luz da vocação ao amor a que cada pessoa é chamada”.

Diante da citada carência antropológica, a Igreja, com este novo documento, assume e convida a assumir uma atitude de escuta, de reflexão e de proposta para “empreender a via do diálogo sobre a questão do gender na educação” (n. 6). E é precisamente por esta razão que o documento está dividido em três seções: ouvir, refletir e propor.

Clique aqui e confira o documento na íntegra.

Programação extensa

Além de Dom Zani, o Congresso Internacional de Educação Católica contará com falas do arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira; do Bispo de Palmares (PE), Dom Henrique Soares; do Bispo Auxiliar do Ordinariado Militar do Brasil, Dom José Francisco Falcão; o Monsenhor Rafael Capelato e os professores Luis Eduardo Duarte Novais e Raphael Tonon.

Os interessados devem se inscrever pela internet (clique aqui). Para aqueles que quiserem participar dos cinco dias de evento, o valor é de R$ 200, enquanto a presença nos três primeiros dias ou nos dois últimos custa R$ 170. As quantias, que valem até 30 de setembro, não incluem hospedagem nem alimentação, somente certificado e coffee break.

Todas as atividades serão realizadas no Auditório Mater Ecclesiae, no Edifício Christus Lumen Gentium (prédio da Cúria Metropolitana), com exceção da visita guiada à Catedral Metropolitana, no dia 3. O tema do encontro, organizado pela Pastoral da Educação e pela Associação Católica de Historiadores (ACH), será “Educação: riscos, desafios e perspectivas”.

O prédio da Cúria fica na Avenida Barão do Rio Branco, 4516 – Alto dos Passos / Juiz de Fora (MG).

Conteúdo Relacionado
X