*Colaboração: Leandro Novaes
O dia de ontem, 11 de junho de 2018, foi de festa na Arquidiocese de Juiz de Fora. O arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu a instalação da Quase-Paróquia Santo Antônio de Pádua, situada em Santo Antônio do Rio Grande, distrito de Bocaina de Minas (MG). Alguns padres do clero estiveram presentes para concelebrar com o pastor e prestigiar o Padre José Crispim Filho, que assumiu a administração da futura paróquia.
Pela manhã, Dom Gil foi acolhido em Bocaina de Minas pelo Padre Tadeu Jesus Vieira. Na parte da tarde, abençoou as reformas da Matriz e da casa paroquial, na presença de pessoas da comunidade que ajudaram nas reformas. Em seguida, seguiu para o distrito.
Às 19h, a igreja estava lotada para acolher o novo administrador. No início da missa, Dom Gil conduziu o rito de instalação da quase-paróquia e, em seguida, as renovações das promessas sacerdotais feitas pelo Padre José Crispim. A ele, foram entregues vários livros que serão utilizados no trabalho de administração da igreja. Dom Gil explicou para os presentes a importância de se fazer todos os registros de tudo o que acontece em uma paróquia. Ao final da celebração, um dos membros da comunidade fez uma bonita homenagem a Padre Crispim e merecidos agradecimentos a Padre Tadeu, que foi o responsável pela construção da casa paroquial.
O arcebispo falou sobre sua satisfação em estar perto de criar mais uma paróquia em nossa Igreja Particular. “É uma alegria saber que temos na Arquidiocese mais uma quase-paróquia. Padre Crispim chega com a missão de organizar pastoralmente as comunidades, definir conselhos, para que, em breve, possamos transformá-la em uma paróquia verdadeira. Agradecemos a Deus, por intercessão de Santo Antônio, por tudo o que aconteceu neste dia 11 de junho, quando instalamos a quase-paróquia em Santo Antônio do Rio Grande”.
Padre Crispim enviou a todos da comunidade uma mensagem de agradecimento. “Estou muito feliz com a nova missão. No próximo dia 25 de junho completo 13 anos de ministério, e esta missão veio na hora certa. Quero servir com muita alegria e disposição. Deus nos abençoe sempre!”.
Após a missa, Dom Gil e os padres concelebrantes descerraram a placa de inauguração da casa paroquial, onde todos foram convidados a participar de uma confraternização.
Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450