Quase 80 mil homens lotam Santuário de Aparecida em 11ª Romaria Nacional do TH

*Celebração das 7h30, no domingo (17), reuniu 78 mil homens. Foto: Thiago Leon

Mais uma vez, uma das principais e maiores Romarias do Santuário Nacional de Aparecida reuniu milhares de devotos dos grupos de Terços dos Homens, para celebrar e rezar pelo 11º ano consecutivo aos pés da Padroeira do Brasil. O evento aconteceu nos dias 15 e 16 de fevereiro.

Faixas, cartazes, camisetas personalizadas e terços nas mãos caracterizam a presença dos diversos grupos que vieram dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Sergipe, Goiás, Distrito Federal, Paraíba e Bahia.

A programação teve início na sexta-feira (15), com a Santa Missa das 18h, presidida pelo arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, que é o Referencial para o Terço dos Homens no país. Na celebração, os homens do terço entoaram o hino do movimento, mostrando a força dos que rezam e rogam pela intercessão da Mãe Aparecida, por suas famílias e pela caminhada pessoal na fé.

Homilia de Dom Gil

*Dom Gil conduziu adoração eucarística, na sexta-feira (15) à noite. Foto: Instagram do Santuário Nacional

Dom Gil, em sua homilia, ressaltou que o Terço dos Homens é uma bênção para a Igreja e para a família, destacou a iniciativa do movimento a partir dos leigos e pontuou o importante apoio de todo o clero como entusiastas. Frisou que o movimento vem crescendo a cada dia, e que hoje, já são mais de um milhão e quinhentos mil homens rezando o terço no Brasil.

Refletindo o tema da Romaria deste ano, ‘Terço dos Homens: não basta rezar, é preciso agir’, o pastor afirmou que na oração o homem aprende a agir e ser amor na vida do próximo. “Podemos dizer também que não basta agir, tem que rezar. Nós agimos primeiramente pela nossa palavra. Quando você reza com fé, você está com o seu exemplo atraindo outros homens. Mas também é preciso ir atrás daqueles que não vem, daqueles que estão desanimados, daqueles que foram para outros caminhos, é preciso chamá-los. Essa é uma ação, temos que agir. Quem começa a rezar, depois aprende a agir… é que Deus vai trabalhando, vai ensinando a praticar o amor”.

O referencial do movimento também lembrou algumas das ações dos homens do Terço pelo Brasil afora, em favor dos mais necessitados, citando o trabalho que é feito em sua Arquidiocese. “Na minha Arquidiocese em Juiz de Fora, lá em algumas Paróquias, os grupos de Terço dos Homens cuidam das pessoas que estão nas ruas, dos pobres mais pobres da cidade. E tem Terço dos Homens cuidando de hospitais, de asilos de idosos e de crianças”, ressaltou Dom Gil.

A celebração foi encerrada com a adoração e benção dos homens com o Santíssimo Sacramento.

Procissão até o Porto Itaguaçu

*Foto: Marília Ribeiro

Na sequência, os homens do terço foram convidados a seguirem em procissão pelo Caminho do Rosário, até o Porto Itaguaçu, local do encontro da Imagem de Aparecida. Na ocasião eles rezaram, cantaram e receberam uma bênção especial dos missionários redentoristas, Padre Camilo Junior e o Irmão João Batista de Viveiros.

Vigília na Capela do Santíssimo

Como preparação do coração dos participantes da Romaria para a intensa programação do sábado (16), o Santuário organizou uma noite de vigília na Capela do Santíssimo. Padre Reinaldo Beijamim e os seminaristas do Seminário Santo Afonso acompanharão os homens do terço durante toda a noite. A cada hora, um grupo ficou responsável por conduzir o momento da vigília, como sinal de partilha e confraternização.

Missa e consagração à Nossa Senhora Aparecida marcam o sábado chuvoso

*Reza do Terço e Consagração no sábado na Romaria do Terço dos Homens. Foto: Thiago Leon

Nem a leve chuva antes do início da celebração de sábado (16), nem o tempinho nublado que persistiu durante a Santa Missa, foram capazes de afastar os 78 mil homens presentes na maior Romaria que o Santuário Nacional de Aparecida recebe durante o ano. Pelo contrário: o número superou a expectativa de 50 mil participantes, estimada para essa edição.

Presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, para uma multidão de pessoas em frente a Tribuna Papa Bento XVI, o Terço dos Homens se mostra mais forte ano a ano. O Arcebispo, durante a homilia, agradeceu a presença dos grupos nos mais diversos lugares, como periferias, hospitais, cadeias. “Lá estão vocês sempre com a força do terço, curando feridas. Vamos ser o Evangelho!”.

À tarde, a reza do Terço e a Consagração a Nossa Senhora Aparecida lotaram o Santuário Nacional, com a presença do Ir. Viveiros e Jéssica Fernandes. Logo após, foi realizado o sorteio da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida para um grupo que, durante todo o ano de 2019, manterá em sua comunidade a capela para mantê-los ainda mais unidos em oração. O grupo contemplado foi de Santa Bárbara D’Oeste (SP).

*Com informações de A12.com