Quarto dia da Visita Ad Limina Apostolorum teve momento com Santo Padre e Embaixada Brasil Santa Sé

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Na quinta-feira (20), a Visita Ad Limina Apostolorum iniciou com Missa/Laudes com os estudantes do Colégio Pio Brasileiro. Logo depois ocorreu um dos momentos mais esperados: os (Arce)bispos se encontraram com o Papa Francisco, na Biblioteca do Vaticano.

O encontro foi esperado por doze anos e o episcopado dos Regionais Leste 2 (Minas Gerais) e Leste 3 (Espírito Santo), expressaram alegria e a emoção de estar junto ao Sucessor do Apóstolo Pedro, a quem manifestaram a mais plena comunhão e fidelidade. Durante a conversa, também foram apresentadas questões pastorais das (Arqui)Dioceses e os bispos puderam ouvir conselhos e orientações do Pontífice.

No decorrer da programação do dia, os bispos visitaram a Pontifícia Comissão para a América Latina. Com apresentação e relatoria de Dom Marco Aurélio Gubiotti, bispo da Diocese de Itabira e Coronel Fabriciano (MG), um dos assuntos tratados na reunião foi com relação às terras mineiras e capixabas, que também se encontram em todo o continente latino-americano e caribenho. Como as mesmas enfrentam inúmeros desafios sociais: fome, desemprego, ausência de políticas públicas governamentais na área da saúde, educação, cultura e um processo constante de degradação do meio ambiente, em especial do bioma amazônico.

Também foram destacados os dois desastres que marcaram profundamente a vida das comunidades: o rompimento das barragens de rejeito em Mariana e Brumadinho, que ceifaram inúmeras vidas humanas e causaram grandes impactos ambientais.

Ao final da noite, a comitiva foi recebida na Embaixada do Brasil junto à Santa Sé.

Fonte: Assessoria do Regional Leste 2

Veja Também