Quarta ‘live’ de 2021 aborda mensagem papal para o Dia Mundial das Comunicações Sociais

Na noite dessa segunda-feira, 22 de março, a Arquidiocese de Juiz de Fora promoveu mais uma live, desta vez voltada aos agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) e profissionais da área. Durante o encontro virtual, conduzido pelo Vigário Episcopal para Educação, Comunicação e Cultura da Arquidiocese, Padre Antônio Camilo de Paiva, foi abordada a Mensagem do Papa Francisco para o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS).

Em 2021, o Santo Padre indicou o tema «“Vem e verás” (Jo 1, 46). Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são». “Essa é a primeira live que o Vicariato para a Comunicação está apresentando este ano. Papa Francisco, na sua dinâmica especial, coloca dentro do contexto do ensino da Igreja palavras de pessoas importantes. O Papa Francisco é o papa do diálogo. Então nós vamos ver no decorrer da nossa live que o Papa cita alguns comunicadores importantes para dizer que na Igreja todos têm vez e voz, eis porque ‘vinde e vede’. Nós podemos olhar para as pessoas e perceber nelas coisas importantes para a vida eclesial, ainda que elas não sejam de uma prática diária, mas elas têm algo de Deus ali”, disse Padre Camilo no início da live.

Durante a formação on-line, foram apresentados aos espectadores aspectos das vidas do Beato Manuel Lozano Garrido, primeiro jornalista a ser beatificado na História, e de William Shakespeare, poeta, dramaturgo e ator inglês que era católico. Ambos foram citados por Francisco na mensagem aos comunicadores. Além disso, a jornalista Monalisa Lima explicou as características da crônica, gênero textual também apontado pelo Sumo Pontífice em seu texto. Em seguida, o Vigário Episcopal para Comunicação abordou os pormenores da mensagem papal.

A íntegra da live está disponível no Facebook e no YouTube da Arquidiocese de Juiz de Fora.