Quaresma de São Miguel é iniciada nesta semana

Foto: Marcus Guerra/Pascom Paróquia São Miguel e Almas
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Quarenta dias de oração e penitência. Esta é a caminhada que se iniciada nesta semana. Quando a Igreja celebra a solenidade da Assunção de Maria, começa também a Quaresma de São Miguel, uma devoção surgida por inspiração de São Francisco de Assis, que 40 dias antes da festa do Arcanjo sempre fazia orações especiais a São Miguel. Ela foi difundida através dos seus discípulos que o imitavam nessa devoção e recebiam graças.

Na cidade de Santos Dumont (MG), a paróquia que leva o nome do Arcanjo Miguel realizou na última segunda-feira (15) a Missa de Abertura da Quaresma de São Miguel. A Eucaristia presidida pelo Padre Eder Luiz Pereira, concelebrada pelo Vigário Paroquial, Padre Rafael Coelho do Nascimento, com o auxílio do Diácono Permanente José Maria, marcou o início deste tempo voltado para a oração e jejum.

A proposta da Paróquia São Miguel e Almas é que devotos participem também da Missa em honra a São Miguel Arcanjo nas sextas-feiras, às 6h, e recebam a Bênção do Santíssimo Sacramento. No escritório paroquial está sendo vendido um seu kit com folder e vela personalizada para ajudar nos exercícios penitenciais.

Em Juiz de Fora, a Paróquia Santa Luzia, do bairro homônimo, também está promovendo a Quaresma de São Miguel. Todos os dias haverá Missa neste tempo: de segunda à quinta-feira, às 19h, na Matriz; às sextas-feiras, às 19h, no Santuário; e aos sábados, às 8h, no Santuário. A abertura deste período ocorreu com benção da imagem e da vela do arcanjo – itens que ainda podem ser encontrados à venda na secretaria paroquial.

Já na Paróquia Santa Rita, no bairro Bonfim, a programação será diferente, serão celebrados “Sete Sábados com São Miguel”. Com início neste sábado, dia 20 de agosto, os momentos de oração acontecem sempre às 23h.

Importante lembrar que a quaresma de São Miguel pode ser realizada a partir de qualquer data do ano, sendo agosto a setembro um momento especial, pois 29 de setembro é o dia da Festa de São Miguel.

Veja Também