Quaresma de São Miguel é iniciada em comunidades da Arquidiocese

Foto: Paróquia São Miguel e Almas

Uma tradição franciscana, a Quaresma a São Miguel Arcanjo é um tempo especial de oração e penitência. Tem início, com a Festa da Assunção de Nossa Senhora em 15 de agosto e termina no dia 28 de setembro, véspera da festa em honra aos Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael.

A origem dessa devoção está ligada à vida de intensa penitência de São Francisco de Assis. Um dos períodos especiais em que ele se mortificava era justamente nestes quarenta dias. Foi durante esse tempo que ele recebeu de Deus os santos estigmas.

Na cidade de Santos Dumont (MG), a paróquia que leva o nome do Arcanjo Miguel dará início a Quaresma na próxima terça-feira (15), com Missa de Abertura. Durante todos os dias deste tempo voltado para a oração e jejum haverá um momento de oração às 18h30 na Matriz.

A proposta da paróquia é que, além de fazerem as orações, os devotos também participem da Adoração ao Santíssimo e Missa em honra a São Miguel Arcanjo nas sextas-feiras, a parir das 5h30. No escritório paroquial será vendido um kit para ajudar nos exercícios penitenciais. A Matriz fica na Praça Cesário Alvim, 49 – Centro.

Em Juiz de Fora, na Paróquia Santa Rita, no bairro Bonfim, a programação foi antecipada. A quaresma foi início na última quarta-feira, às 19h30. Os momentos de oração acontecerão até o dia 25 de setembro, nas segundas-feiras após a Celebração da Palavra das 19h; de terça à sexta-feira, às 19h30; e sábado às 18h20. As orações serão transmitidas pelo Facebook da comunidade. A comunidade fica na Rua Aleixo Martins Neto, 329 – Marumbi.

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no Granbery, os momentos oração tem início no dia 15 de agosto, com Missa às 19h. Os horários variam de acordo com o dia da semana: às segundas, terças e sábado será às 18h; às quartas e quintas-feiras, às 19h; e às sextas, às 15h. A Missa de encerramento, no dia 29 de setembro, acontece às 15h. A paróquia fica na Rua Santos Dumont, 215 – Bairro Granbery.

Vale lembrar que a Quaresma de São Miguel pode ser realizada a partir de qualquer data do ano, sendo agosto a setembro um momento especial, já que em 29 de setembro celebra-se a Festa de São Miguel.

 

*Com informações de portadeassis.com.br.

Veja Também