A Quaresma de São Miguel inicia nesta quinta-feira, 15 de agosto, com a Festa da Assunção de Nossa Senhora, e terminará no dia 28 de setembro, véspera da Festa dos Arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael. Entretanto, esta pode ser rezada também em outras épocas do ano, desde que não interfira em momentos litúrgicos maiores da Igreja.
Segundo a tradição, este período de oração e penitência tem origem com São Francisco de Assis que, além da quaresma tradicional, que precede a Semana Santa, rezava também a de São Miguel. Durante os 40 dias, o santo dirigiu-se ao Monte Alverne a fim de se voltar à oração e ao jejum em honra a São Miguel.
Com o lema “Com São Miguel, adorar a Eucaristia”, a Comunidade Santos Arcanjos, pertencente à Paróquia Santa Rita de Cássia, rezará a Quaresma no Facebook da comunidade. De segunda a sexta-feira, a transmissão será às 20h, enquanto aos sábados será às 18h20. Aos domingos, a Igreja dispensa os fiéis da penitência.
A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, do bairro Bairu, também realizará a Quaresma em honra ao Arcanjo. A transmissão será às 4h, em seu canal do YouTube.
Durante este período, a Paróquia Santuário São Miguel e Almas, de Santos Dumont, também rezará a Quaresma em seu perfil do Instagram. A oração não será transmitida ao vivo, mas sim disponibilizada pela manhã para que possam rezar ao longo do dia.
Já a Paróquia Santuário Santa Luzia, durante as três quintas-feiras de setembro (5, 12 e 19), promoverá o Combatentes com São Miguel. Com o tema “São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate!”, a iniciativa acontecerá na Missa da Vitória, às 19h30 no Santuário Santa Luzia, localizado na Rua Ibitiguaia, nº 440 – bairro Santa Luzia. No dia 26 de setembro, o encerramento será no Clube dos Comerciários, situado na Rua Clóvis Seroa da Mota, 159 – bairro São Geraldo. Ao final da Missa, serão abençoadas e distribuídas as medalhas do Santo Arcanjo.