Província Eclesiástica reúne-se pela última vez em 2019

Na manhã da última terça-feira, 26 de novembro, a Província Eclesiástica de Juiz de Fora se reuniu pela última vez em 2019. O encontro foi realizado no Seminário São Tiago, pertencente à Diocese de São João del-Rei, mas localizado em Juiz de Fora.

A reunião foi conduzida pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, pelo bispo anfitrião, Dom José Eudes Campos do Nascimento, e pelo administrador apostólico da Diocese de Leopoldina, Padre Volnei Ferreira Noro. Também participaram os coordenadores de pastoral, vigários episcopais, representantes dos presbíteros, vigários gerais e reitores de seminários das três igrejas particulares.

Após o café da manhã e a oração inicial, uma série de assuntos foram abordados. Entre eles, as definições da última Assembleia Pastoral do Regional Leste 2 da CNBB, realizada este mês em Belo Horizonte. Na ocasião, foram indicadas as Diretrizes para a Ação Evangelizadora da Igreja em Minas Gerais e no Espírito Santo e seus pilares para os próximos quatro anos: Palavra, Pão, Caridade e Missão.

A Novena de Natal, que pelo terceiro ano seguido será realizada em conjunto pelas três dioceses, também foi tema da reunião, além do Seminário Santo Antônio e a ressonância da vida pastoral nas igrejas particulares. “O Seminário Santo Antônio é um elemento que une a província, porque todos os seminaristas vêm para estudar aqui em Juiz de Fora, e temos professores das três dioceses”, explicou Dom Gil.

Segundo Dom José Eudes, o último encontro do ano é de avaliação e planejamento. “Momento em que vamos avaliar um pouco a nossa caminhada deste ano e também planejarmos já as atividades para o próximo, quando a nossa Província vai estar completa com a chegada de Dom Edson”. O bispo de São João del-Rei refere-se a Dom Edson José Oriolo dos Santos, nomeado bispo de Leopoldina por Papa Francisco e que será empossado no dia 25 de janeiro de 2020.

Segundo o Padre Volnei Ferreira Noro, que participou pela última vez da reunião da Província Eclesiástica enquanto Administrador da Diocese de Leopoldina, os preparativos já são intensos para a chegada do oitavo bispo diocesano. “Nós estamos num momento muito rico e feliz, porque estamos aguardando já o nosso bispo para compor a Província. Enquanto estive à frente, posso dizer que foi uma experiência muito rica. Encerro nesta reunião esse oficio. Sinto-me muito honrado pela confiança dos padres que me elegeram e do trabalho que pude compor junto com todos da nossa diocese”, finalizou.

A Missa de Posse de Dom Edson será às 9h, na Catedral de São Sebastião, em Leopoldina.