Província Eclesiástica reúne-se pela primeira vez em 2023

Aconteceu na manhã de ontem (14), a primeira reunião da Província Eclesiástica de Juiz de Fora, neste ano de 2023. Participaram da reunião o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, o Bispo de São João Del Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento e o Bispo de Leopoldina, Dom Edson José Oriolo dos Santos. Padres que auxiliam os Bispos nos trabalhos das dioceses também estiveram presentes.

O encontro, ocorrido na Cúria de Juiz de Fora, teve como objetivo programar as atividades deste ano, além de ser apresentado um panorama do andamento da vida eclesial em cada diocese. “ Para que assim, a gente possa interligar as nossas dioceses numa caminhada sinodal, unidos, procurando o mesmo objetivo, que é fazer crescer o reino de Jesus Cristo”, explicou o Pastor de Juiz de Fora.

Outra pauta apresentada foram as ações do Seminário Santo Antônio, pois ele é interdiocesano, recebe alunos das três dioceses e de congregações, além do mais, este é o Ano Vocacional da Igreja no Brasil, momento oportuno para discussões acerca das vocações.

A ocasião foi marcada também pela apresentação da Bula Papal, trazida pelo Núncio Apostólico, que esteve visitando Juiz de Fora no início do mês passado. No documento, Nossa Senhora Mãe da Igreja é instituída como padroeira da Província Eclesiástica de Juiz de Fora.

O Bispo da Diocese de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, comentou sobre a relevância da reunião. “É sempre bom rever o grupo, cada um trazendo sua contribuição para o bom êxito de toda a caminhada da nossa província”.

A Província Eclesiástica de Juiz de Fora, composta pelas dioceses de Leopoldina, São João Del Rei e Juiz de Fora, se reúne quatro vezes por ano. A próxima será em 9 de maio.

Veja Também