Província Eclesiástica de Juiz de Fora reúne-se no Seminário São Tiago

0

Na manhã desta terça-feira, 14 de maio, representantes da Província Eclesiástica reuniram-se no Seminário São Tiago, pertencente à Diocese de São João del-Rei e localizado em Juiz de Fora. O encontro foi conduzido pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, pelo bispo anfitrião, Dom José Eudes Campos do Nascimento, e pelo administrador da Diocese de Leopoldina, Padre Volnei Ferreira Noro.

Também participaram os coordenadores de pastoral, vigários episcopais, representantes dos presbíteros, vigários gerais e reitores de seminários das três igrejas particulares que compõem a Província. “Essa reunião tem o objetivo de estabelecer uma unidade entre as dioceses da Província, não tanto na programação, mas na maneira de conduzi-la. É um encontro de fraternidade, também, entre os bispos e os padres que colaboram mais diretamente na pastoral e no governo das dioceses, para manter-nos sempre unidos para a construção do reino de Deus”, afirmou Dom Gil, em entrevista.

Dom José Eudes também falou sobre a importância do trabalho em conjunto entre as três dioceses. “É uma alegria para nós estarmos reunidos como Província de Juiz de Fora. É oportunidade desse contato entre os padres que representam as nossas dioceses e nós também, os bispos, trabalharmos esta unidade entre toda a Igreja, sobretudo os trabalhos em conjunto a serem realizados”.

Um dos assuntos discutidos foi a 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada de 1º a 10 de maio em Aparecida (SP), e suas determinações: a eleição da nova presidência da entidade; a aprovação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para o próximo quadriênio (2019 a 2023); os Sínodos da Amazônia e dos Jovens, entre outros.

Também foram temas da reunião a assembleia eletiva do Conser, a ser promovida pelo Conselho Episcopal de Pastoral do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) entre os dias 3 e 6 de junho; o Mês Missionário Extraordinário, que acontecerá em outubro; os preparativos para a Novena de Natal, realizada em conjunto nos últimos anos; e o Congresso Eucarístico Nacional de Recife, previsto para 2020.

Conteúdo Relacionado
X