Província Eclesiástica de Juiz de Fora discute próximos eventos da Igreja durante reunião

0

Na manhã da última terça-feira, 27 de agosto, o Edifício Christus Lumen Gentium sediou mais uma reunião da Província Eclesiástica. O encontro foi conduzido pelo arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, pelo bispo de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, e pelo administrador apostólico da Diocese de Leopoldina, Padre Volnei Ferreira Noro.

Também participaram os coordenadores de pastoral, vigários episcopais, representantes dos presbíteros, vigários gerais e reitores de seminários das três igrejas particulares. Após o café da manhã e a oração inicial, a reunião começou com a abordagem do Mês Missionário Extraordinário comemorativo dos 100 anos da Carta Apostólica “Maximum Illud”, de Bento XV.

Entre os temas discutidos na ocasião, também esteve o Sínodo para a Amazônia, que acontecerá em outubro deste ano, e que terá o objetivo principal de “identificar novos caminhos para a evangelização daquela porção do Povo de Deus, especialmente dos indígenas, […] também por causa da crise da Floresta Amazônica, pulmão de capital importância para nosso planeta”.

A atualidade do assunto, devido aos focos de incêndio registrados na região este ano, foi ressaltada por Dom Gil durante entrevista. “O Sínodo da Amazônia não vai tratar de queimadas, mas da pessoa humana que vive da região amazônica, tanto no aspecto religioso – o que a Igreja pode e deve fazer – como também no aspecto humano – a dignidade das pessoas, sua situação socioeconômica, a saúde.  A Igreja vai tratar, sim, da parte ecológica. O papa escreveu uma encíclica, Laudato Si, em que defende a natureza, conclama-nos a defendê-la natureza, dizendo que foi criada por Deus para o homem, que é a nossa ‘casa comum’”.

Durante a Reunião da Província também foi falado sobre a Novena de Natal – realizada em conjunto nos últimos anos -, a respeito do Congresso Internacional de Educação Católica, previsto para novembro, e os dois eventos relacionados à Comunicação marcados para outubro: o primeiro, a nível provincial, no dia 5, seguido do Muticom do Regional Leste 2, nos dias 18 e 19. Por fim, os representantes da Arquidiocese de Juiz de Fora e das dioceses de São João del-Rei e Leopoldina compartilharam notícias das igrejas particulares.

Dom Gil e Dom José Eudes ressaltaram a oportunidade de convivência entre as dioceses.  “A nossa Província é muito feliz. Ela consegue se reunir quatro vezes por ano, às vezes até de forma extraordinária, mas sempre é um momento feliz”, afirmou Dom Gil. “É uma alegria mais uma vez estarmos reunidos como Província Eclesiástica, com a presença dos padres que nos ajudam na coordenação da vida nas nossas dioceses. E justamente para tratarmos assuntos referentes à vida e à caminhada da Igreja. É interessante perceber essa riqueza da nossa Província no esforço de caminharmos como Igreja, como propõe a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil”, concordou Dom José Eudes.

A próxima reunião da Província Eclesiástica de Juiz de Fora está marcada para o dia 26 de novembro.

Conteúdo Relacionado
X