Projeto prevê restauração da Igreja Matriz de São José das Três Ilhas, distrito de Belmiro Braga (MG)

Matriz São José
*Foto: Danilo Moscon

Em 11 de agosto de 2015, um projeto de restauração da Igreja Matriz de São José das Três Ilhas, distrito de Belmiro Braga (MG), foi aprovado pelo Ministério da Cultura, conforme publicação no Diário Oficial da União, através da Lei Rouanet. Atualmente, a igreja encontra-se em precário estado de conservação, apresentando graves problemas estruturais que ameaçam sua integridade física.

O objetivo é salvaguardar o templo, bem de grande importância histórica e arquitetônica no contexto do Estado de Minas Gerais, por meio de sua restauração arquitetônica completa, com vistas a reverter os processos de degradação que o edifício vem, paulatinamente, sofrendo ao longo de sua história. Além disso, as obras objetivam atender às atuais demandas de uso do bem, que, de fins do século XIX até os dias atuais, cumpre suas funções originais de espaço privilegiado de celebração das atividades da religiosidade católica em Três Ilhas.

O projeto, que está em fase de captação de recursos, foi aprovado com valor de R$ 2.999.372,75. Para as obras serem iniciadas, devem ser captados pelo menos 20% do total deste valor, o equivalente a R$ 600 mil. Doações podem ser feitas através de depósito em conta corrente em nome da Paróquia São José das Três Ilhas:

Banco Bradesco
Agência: 0080-9
Conta: 12.384-6
Favorecida: Mitra Arquidiocesana de Juiz de Fora
CNPJ: 21.606.025/0081-98

Os interessados em doar através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura devem entrar em contato com o Departamento de Patrimônio da Arquidiocese de Juiz de Fora, através do telefone (32) 3229-5450.

Matriz São José 2A igreja

A Igreja de São José, implantada na encosta de uma colina, é um marco referencial no Distrito de Três Ilhas, pertencente ao município de Belmiro Braga (MG), e representa o poder que exerciam os barões de café da região, que contribuíram para sua construção. Por seu grande valor histórico, artístico e arquitetônico, o Centro Histórico de São José das Três Ilhas e a Igreja Matriz de São José foram tombados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA/MG em setembro de 1997.

Obras previstas no projeto de restauração da Matriz São José

– Reforço da fundação do templo;
– Drenagem e cobertura;
– Nova instalação hidrossanitária;
– Reforma da cobertura;
– Restauração dos pisos;
– Reforma dos forros e elementos de madeira;
– Novas instalações elétricas;
– Restauração de elementos artísticos;
– Reforma da estrutura;
– Restauração da alvenaria e vedações;
– Restauração dos revestimentos (marcenaria/carpintaria);
– Restauração da pintura e polimento.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450