Produção do livro do Centenário Diocesano segue a todo vapor

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Na última semana, no dia 11 de abril, foi realizada, no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, mais uma reunião com colaboradores do livro comemorativo dos 100 anos da Diocese de Juiz de Fora. A obra será uma peça fundamental da celebração do centenário da história da Igreja local.

Preparadas desde junho do ano passado, as informações estão sendo organizadas, de forma colaborativa, por padre, seminaristas e leigos convidados. A reunião contou com a presença do Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, que fez questão de iniciar os trabalhos agradecendo a Deus pela essa oportunidade e aos presentes pelo esforço realizado.

O encontro foi iniciado com oração conduzida pelo Arcebispo

Na ocasião, o Pastor Arquidiocesano frisou sua intenção com a obra. “A gente quer que o público tenha uma informação bastante clara e bela, daquilo que vem acontecendo desde aquele dia 1º de fevereiro de 1924. São 100 anos de serviços ao reino de Deus! Tantas pessoas passaram, e tantas pessoas continuam, e queremos registrar isso em livro, para que fique para o conhecimento daqueles que virão depois de nós. Nossa intenção é dar um registro de tudo aquilo que aconteceu.”

A Professora Mabel Salgado Pereira, coordenadora do projeto, explicou que o encontro tratou que tirar dúvidas dos colaboradores, ser momento de entrega de textos e de pensar a perspectiva da ilustração.  Segundo ela foi uma reunião bastante significativa. “Estamos cada vez mais firmes no propósito de que vamos oferecer a diocese, hoje Arquidiocese de Juiz de Fora, um trabalho especial nos 100 anos da diocese”, afirmou a professora de História da Igreja no Seminário.

Professora Mabel comentando sobre as ilustrações do projeto da capa

Ela ainda reforçou a importância de ter uma obra de tal tipo na comemoração do centenário.  “Uma obra comemorativa ela tem o seu espaço sempre. É momento de celebração, de agradecimento daqueles que colaboraram com a diocese antes de nós. É, em especial, um momento também de fazer memória, uma memória para a posteridade para aqueles que virão em tempos futuros e terão uma clara ideia da grandiosidade e da riqueza, de tantas pessoas de tantos elementos, tantos acontecimentos no contexto de 100 anos da diocese.”

No próximo mês haverá um novo encontro dos colaboradores para seguimento das atividades. A previsão de lançamento do livro é dia 1º de fevereiro de 2024, na data da criação da diocese de Juiz de Fora.

Veja Também