Primeiro Retiro Sinodal para Leigos é realizado no Ceflã

0

Neste final de semana aconteceu o Primeiro Retiro Sinodal para Leigos. Representantes das 45 paróquias de Juiz de Fora estiveram presentes para dois dias aprofundamento formativo e espiritual no Centro de Formação de Liderança Cristã (Ceflã).

Cerca de 70 leigos participaram deste momento, agora chamados leigos sinodais, dando assim mais um passo na realização do II Sínodo Arquidiocesano. O evento teve o objetivo de ajudar os leigos a aprofundar, na fé, na oração, na meditação, o sentido do sínodo.

*”Somos convidados a sair da superfície neste final de semana”, afirmou Pe. Everaldo, em uma de suas falas para os participantes do retiro

Para o coordenador da Comissão do II Sínodo Arquidiocesano e Secretário-executivo de Pastoral, Padre Everaldo José Sales Borges, os fiéis participantes do retiro foram inseridos em um novo ritmo para ajudar a compor as equipes paroquiais, constituídas pelos padres e missionários sinodais “Vamos devagarinho formando as pessoas na espiritualidade e no conhecimento. E elas voltando para as suas paróquias vão constituir equipes cada vez mais fortes, melhor estruturadas e maiores, para celebrar e tocar aquilo que vão ser as conclusões sinodais, adiante”, explicou Pe. Everaldo.

A partir do lema sinodal, “Proclamai o evangelho pelas ruas e sobre os telhados” (cf. Mt 10,27), foram realizadas palestras. A primeira delas foi promovida por Elton Firmino, membro da Comissão do II Sínodo, sobre a saída em missão para proclamar o evangelho. “Nessa primeira palestra motivamos os participantes a levar o anúncio de Jesus a todos os povos, independentemente do local ou da situação, perdendo o medo do anúncio”, explicou ele.

Concluiu falando das expectativas do evento, “esperamos que as pessoas sejam contagiadas por esse anúncio, por essa palavra. Que os participantes saiam desse retiro motivados, para que a palavra de Deus se dissemine por toda a nossa arquidiocese”.

A Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, esteve presente no local no sábado (29 de fevereiro) para a celebrar a renovação das promessas batismais de todos presentes. Em entrevista, Dom Gil falou da alegria de vivenciar o Primeiro Retiro Sinodal. “Estamos feliz de ver não só a participação desses nossos irmãos representantes das paróquias, mas o entusiasmo com que eles estão recebendo as mensagens do sínodo, prontos para irem ser missionários de Jesus no lugar onde moram.”

*Primeira palestra do sábado “Proclamai o Evangelho”

O Leigo Sinodal Luiz Gajardo, da Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus, conta seu aprendizado com o primeiro retiro. “Acho importante esse encontro porque dá força para a gente transmitir a Palavra, para acabar com o medo e levar a Igreja de dentro para fora. Expandir a Palavra de Deus e alcançar mais pessoas, porque, às vezes, guardamos a Palavra para a gente e para nossos próximos. Temos que fazer essa Palavra chegar em quem não escuta ela. É difundir e evangelizar.”

Diante do compromisso assumido pelos Leigos Sinodais, próxima missão dado foi a leitura de dois textos, que devem também ser entregues aos seus párocos. Eles estão disponíveis nos links abaixo:

Resumo do I Sínodo Arquidiocesano

Artigo “Evangelizar As Cidades à Luz do Magistério do Papa Francisco” – Dom Edson Oriolo

Próximas atividades

2ª Sessão Sinodal – Missionários Sinodais de Juiz de Fora (apenas)
7 de março, de 7h às 13h
Auditório do Seminário Santo Antônio

Catequese Sinodal – Com o Arcebispo Dom Gil Antônio Moreira (aberta a interessados)
28 de março, de 8h às 12h
Catedral Metropolitana

Conteúdo Relacionado
X