Primeira Reunião do Clero de 2014 reúne padres e diáconos

0

Mais de cem padres, entre diocesanos e religiosos, além de diáconos permanentes e transitórios, compareceram à primeira Reunião do Clero de 2014, realizada no prédio da Cúria Metropolitana nesta terça-feira (11). Durante o encontro, os presentes elegeram os componentes do Conselho Presbiteral e continuaram o trabalho de revisão do I Sínodo Arquidiocesano, tendo como base as visitas sinodais feitas no final do ano passado pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, às 11 foranias.

As comemorações dos 90 anos de criação da Diocese de Juiz de Fora, a criação de quatro novas paróquias na Arquidiocese e o trabalho realizado pela Comunidade dos Jovens Missionários Continentais também estavam na pauta da reunião. Além disso, foi abordada a Campanha da Fraternidade de 2014, que terá o tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1).

Segundo Dom Gil, a Campanha propõe um assunto que deve ser da preocupação de todos. “Nosso intuito é confrontar esse problema de nosso país com o Evangelho e concluir como podemos colaborar com a sociedade para que ela possa vencer este mal”. O arcebispo também destacou a criação de novos cursos bíblico-catequéticos e litúrgicos na Arquidiocese e a necessidade da expansão de alguns vicariatos para as paróquias do interior.

Para o organizador da Reunião do Clero, Pe. Tarcísio Marcelino Ferreira Monay, a intenção do encontro é justamente este: mostrar experiências positivas e localizar lacunas que precisem ser consertadas. “O fato de estarmos todos juntos é muito importante, já que a distância entre cidades e paróquias muitas vezes impede o contato direto. Além disso, a reunião nos ajuda a pontuar o que está sendo realizado em nossas comunidades e apontar onde precisamos trabalhar melhor”.

 

 

Outras informações:

Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

 

Conteúdo Relacionado
X