Primeira atividade nacional da 5ª Semana de Comunicação acontece nesta terça-feira (7) e reflete sobre inteligência artificial

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Dentro da programação da 5ª Semana de Comunicação, celebrada de 6 a 12 de maio e organizada pela Comissão Episcopal para a Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acontece nesta terça-feira, 7 de maio, às 20h, a primeira atividade nacional, on-line, que refletirá os impactos da inteligência artificial na evangelização.

A atividade contará com a participação do presidente da Comissão, Dom Valdir José de Castro, de membros da Pascom Nacional e do professor Luiz Lana, da Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC Minas), convidado para assessorar o encontro.

O professor Luiz Coelho Lana se identifica como um grande mergulhador das profundezas da comunicação e da educação, com um pé na inovação e outro na criatividade. Entre jornadas acadêmicas que vão desde Jornalismo e Publicidade até um mestrado em Literaturas de Língua Portuguesa, e escaladas por pós-graduações em Marketing Digital e Ensino e Aprendizagem. Nos últimos 20 anos, transitou por quase todos os cantos da educação universitária. Fora das salas, ele se aventura em territórios de assessoria de imprensa, endomarketing e design instrucional, com uma paixão particular por transformar complexidades em experiências aprendizes memoráveis.

Atualmente, o professor Luiz Lana está como Coordenador de Educação na Qualifica cursos e explora a fronteira final onde a inteligência artificial encontra a comunicação, preparando mentes para o futuro no Instituto de Educação Continuada (IEC) PUC Minas e liderando inovações educativas.

Momento formativo contará com lançamento de subsídio produzido pelo Grecom 

Também durante o momento formativo, um subsídio produzido pelo Grupo de Reflexão sobre Comunicação (Grecom), da CNBB, será lançado com o objetivo de oferecer uma reflexão sobre a mensagem do Papa Francisco deste ano e suas implicações para a comunicação católica no Brasil. O subsídio está subdividido em seis seções, baseadas nas principais ideias apresentadas por Francisco em sua mensagem e também desdobrando-as a partir das contribuições do campo da Comunicação. 

Segundo a assessora da Comissão para a Comunicação da CNBB, Osnilda Lima, o material está numa linguagem “acadêmico-pastoral”, em um esforço de manter a profundidade da reflexão e a facilidade da compreensão por parte de quem lerá o subsídio. Como parte essencial da Comissão Episcopal para a Comunicação Social, o Grecom tem a missão de refletir, estudar e pesquisar a comunicação, oferecendo subsídios que contribuam para uma comunicação mais humana, ética e responsável, a serviço da evangelização e da sociedade.  

5ª Semana de Comunicação

A 5ª Semana de Comunicação é promovida pela Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, de 6 a 12 de maio, como forma de celebrar o 58º Dia Mundial das Comunicações, em 12 de maio. Neste ano, o tema “Inteligência artificial e sabedoria do coração: por uma comunicação plenamente humana” anima as reflexões, conforme a mensagem do Papa Francisco para a data.

Participam das celebrações junto com a comissão a Associação Católica de Comunicação Signis Brasil, a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e a equipe de comunicação da Pastoral Juvenil Jovens Conectados. Uma novidade é que as ações também envolverão trabalhos com as rádios e TVs de inspiração católica.

A Comissão para a Comunicação da CNBB destaca que o tema convida “a refletir sobre o impacto da inteligência artificial nas nossas comunicações e a importância de cultivar a sabedoria do coração para uma comunicação autenticamente humana”.

Confira a programação preparada:

Programação
  • 06.05 – Segunda-feira – Atividades Regionais, Diocesanas ou Paroquiais;
  • 07.05 – Terça-feira – às 20h – Atividade Nacional, online, refletindo sobre os impactos da I.A. na Evangelização;
  • 08.05 – Quarta-feira – Atividades Regionais, Diocesanas ou Paroquiais;
  • 09.05 – Quinta-feira – às 20h – Espiritualidade do Comunicador: Giro pelo Brasil, representatividade itinerante pelas regiões do Brasil;
  • 10.05 – Sexta-feira – Atividades Regionais, Diocesanas ou Paroquiais;
  • 11.05 – Sábado – Atividades Regionais, Diocesanas ou Paroquiais;
  • 12.05 – Domingo – Missa pelos comunicadores
    • 8h – TV Aparecida – Aparecida-SP – Dom Orlando Brandes;
    • 15h – TV Evangelizar – Curitiba-PR – Dom Amilton Manoel;

*Fonte: Site da CNBB

Veja Também