Presbíteros têm primeiro contato com pregador e plataforma de Retiro Espiritual

*Oração das Completas, na Catedral, encerrou o evento-teste

Na última terça-feira, 20 de julho, o Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Arquidiocese de Juiz de Fora realizaram um evento-teste tendo em vista o Retiro On-line dos Presbíteros. A atividade, promovida de forma on-line – formato do próprio retiro, marcado para agosto -, contou com a participação de grande parte dos inscritos.

*Cardeal Tolentino gravou um vídeo direcionado aos inscritos no Retiro

O objetivo do evento de preparação foi apresentar a plataforma que será utilizada, além da equipe envolvida e da programação do Retiro Espiritual em si. O ponto alto da live foi a fala do Cardeal José Tolentino de Mendonça, que será o pregador do evento. Ele enviou uma mensagem aos sacerdotes que assistirão às pregações. “Vamos estar juntos nesta semana de Retiro. A proposta, muito simples, é esta: que não tenhamos medo do nosso vazio, não tenhamos medo da nossa dificuldade, não tenhamos medo das condições objetivas, dos limites nos quais nós estamos operando. Que, com confiança, possamos fazer juntos este caminho, confiados no amor de Deus, na misericórdia de Deus, na sabedoria de Deus, no Espírito Santo que nos conduz, no vigor profético, sempre novo, da palavra de Deus, da tradição da Igreja, do seu magistério que nos vai ajudar a fazer este itinerário de reflexão.”

O Cardeal ainda recordou a passagem em que Jesus diz aos discípulos: “Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco” (Mc 6, 31). “O retiro também é isto: a capacidade de destacar-se um pouco do dia a dia, do nosso cotidiano, dos nossos circuitos habituais. Ir ao lugar deserto, fazer o silêncio necessário para colocar Deus e a Sua palavra como prioridade clara deste encontro. E também repousar um pouco. Se o retiro nos ajudar a respirar melhor, com outra tranquilidade, com outro alcance, a sair daquela respiração ofegante do nosso cotidiano, já fez alguma coisa por nós”, finalizou.

*Dom Gil acompanhou o evento antes da oração

O evento-teste foi encerrado com a oração das Completas, transmitida ao vivo da Catedral de Juiz de Fora. O Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, conduziu o momento. “Nós temos mais de mil inscrições de presbíteros e algumas dioceses que vêm em bloco fazer o Retiro Espiritual com o Cardeal Tolentino, que nos deu a sua primeira palavra, sempre nos animando e ajudando a preparar o coração para este momento tão importante. Será a primeira experiência de um retiro on-line dessa dimensão, talvez em toda a Igreja no mundo; no Brasil, certamente”, comentou Dom Gil. “Vamos rezar, pedir a Nosso Senhor muitas bênçãos para que esse Retiro possa falar ao coração de todos nós. Queremos ouvir uma palavra forte da parte da Igreja. Será a palavra de Deus para nos animar nessas ocasiões de pandemia e pós-pandemia”, concluiu o Arcebispo.

As inscrições para o Retiro ficam abertas até o próximo dia 28 de julho e devem ser feitas através do site do Regional Leste 2.