Preparativos para os 90 anos do Cristo Redentor seguem ocorrendo na Arquidiocese do Rio de Janeiro

0

Em 2021, o monumento ao Cristo Redentor, localizado no Morro do Corcovado, maior símbolo do Rio de Janeiro e do Brasil, completará 90 anos. De hoje até a data, são exatos nove meses de celebração e preparação para a grande festa. Desde que foi inaugurado, o Monumento sempre se destacou no cenário nacional e internacional como símbolo e porta de entrada do turismo brasileiro, maior monumento em art déco do mundo e Santuário católico.

O monumento tem 38 metros de altura, sendo 30 do corpo do Cristo e 8 do pedestal. O Cristo Redentor equivale a um prédio de 13 andares. Além disso, o cume em que está localizado tem 710m de altitude. Quem visita o Cristo tem uma visão ampla dos principais pontos do Rio de Janeiro.

A importância do monumento foi reconhecida por autoridades e órgãos internacionais. Em 2005, a estátua foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em 2007, o Cristo foi eleito uma das sete maravilhas do mundo. Ao longo desses 90 anos, músicos e artistas fizeram referência ao monumento, e foi ao visitar o Cristo Redentor que o Papa João Paulo II afirmou, em 2 de julho de 1980 “Se Deus é brasileiro, o Papa é carioca”.

Comemorações

A comemoração oficial de tudo o que o Cristo representa para o povo brasileiro e para o mundo acontecerá no seu aniversário, em 12 de outubro. Uma grande festa está sendo preparada. Apesar de o calendário das atividades ainda estar sendo montado, a restauração do Cristo já começou.

Na celebração dos 90 anos, o Cristo Redentor pretende deixar um legado socioambiental, com base nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Na área cultural, vai reafirmar a contribuição para a formação intelectual e o fortalecimento da história da cidade e do país, atuando na educação dos cidadãos. Administrado pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor mostra que o significado da existência do monumento vai muito além do turismo: ele é um Santuário, um local sagrado que recebe peregrinos do mundo inteiro, e, desde a construção, é o símbolo nacional de Fé e Esperança.

“Nosso calendário está sendo elaborado de forma muito especial e ao mesmo tempo visando atender a toda a sociedade, para que todo o povo brasileiro possa participar de forma integral deste grande acontecimento. Certamente, após o período pandêmico, após a vacinação de todo o povo brasileiro vamos poder estabelecer uma nova relação, retomar inúmeras atividades e mais do que nunca a função social e cultural do Cristo Redentor será expandida em torno de muitas necessidades que a cada dia têm se apresentado para nós.”, afirma o reitor do Santuário do Cristo Redentor, padre Omar Raposo.

Ação Social

O sacerdote explica que, neste período, inúmeras pessoas em situação de vulnerabilidade social têm procurado a instituição.

“Graças a Deus e à generosidade de muitas campanhas vinculadas ao Cristo Redentor, estamos conseguindo trazer soluções, insumos, recursos de toda espécie para colaborar na manutenção das pessoas em necessidade. Para tal, o calendário do Cristo Redentor deste ano que será marcado além do calendário próprio do Santuário irá integrar muito bem as diversas frentes nas quais o Cristo Redentor atua. O desenvolvimento sustentável, ou seja, essa tríplice relação das ações de meio ambiente, economia e ao mesmo tempo vendo a perspectiva da assistência social”.

12 de Outubro

A festa em outubro está sendo preparada para 8 dias de celebração, com quermesse, atrações musicais, espetáculos, e até um desfile alegórico. Além disso, ações estão previstas para todo o ano como exposições, corrida de rua, restauração de Capelas, Seminário, mutirão de limpeza, concerto, e atendimentos à população.

“Estamos preparando o calendário cultural marcado por shows e atividades inúmeras, tanto no Brasil como fora do Brasil. Teremos o Cristo iluminado, recebendo várias projeções. Grandes homenagens vão acontecer, e de modo especial a Celebração da Eucaristia. A nossa alegria é poder integrar ao máximo a nossa relação de carinho, afeto e amor do nosso monumento em relação ao povo brasileiro. Vamos em frente, com alegria, rumo a essa grande festa no mês de outubro, quando o Cristo Redentor completará 90 anos”, conclui Padre Omar.

Fonte: Portal Canção Nova Notícias

Conteúdo Relacionado
X