Preparando-se para o Mestrado, Padre Gleydson Pimenta de Faria se despede do Brasil

No próximo domingo, 4 de agosto, Dia do Padre, a Matriz da Paróquia Santíssimo Redentor sediará uma Missa em ação de graças pelo ministério sacerdotal de seu vigário paroquial, Padre Gleydson Pimenta de Faria. A celebração ainda marcará a despedida do presbítero, que viajará para Roma em 23 de agosto.

Na capital italiana ele permanecerá por três anos, tempo em que se dedicará ao Mestrado em Teologia com ênfase em Catequética, na Pontifícia Universidade Salesiana de Roma. Padre Gleydson é o atual assessor arquidiocesano da Pastoral Catequética e, segundo ele, a realização do curso muito contribuirá para a função. O sacerdote já é pós-graduado nesse campo.

“A catequética é uma ciência no contexto da grande área da Teologia e trata da educação da fé e do caminho de formação do discípulo-missionário, através do encontro com a pessoa de Jesus Cristo e da fé que recebemos da Igreja”, afirmou o padre, que destacou a realização da Escola Catequética como uma das principais conquistas da pastoral. A atividade reuniu, em seu primeiro ano, mais de 200 catequistas.

Apesar da expectativa de amadurecimento acadêmico, pessoal e cultural, Padre Gleydson enumerou os desafios que enfrentará com a viagem. “A experiência de continuar os estudos, fazer o curso de mestrado e, ao mesmo, tempo ter a oportunidade de fazer isso fora do país é, sem dúvidas, uma experiência de engrandecimento. Obviamente, existem os desafios. O deslocamento, ficar fora de onde a gente nasceu, longe da família, dos amigos, viver em um outro país, uma outra língua, com uma outra cultura. Mas estou recebendo muito apoio das pessoas queridas, muitas têm rezado, têm incentivado; isso, de algum modo, também vai sustentando esse momento que é de crescimento, de gratidão a Deus, de um novo tempo, mas também de desafios”.

O sacerdote trabalha na Paróquia Santíssimo Redentor há pouco mais de dois anos. Em abril de 2017, ele foi apresentado à comunidade juntamente com o Padre Roberto José da Silva, nomeado bispo em junho e que também se despedirá da paróquia. No lugar deles, assume o Padre Luís Antônio Baldi Fávero, cuja data da posse ainda será definida. Na Pastoral Catequética, Padre Gleydson será substituído pelo Padre Emerson de Assis Braz.