Prédio da Cúria Metropolitana recebe padres e diáconos para Reunião do Clero

*Reunião aconteceu no Auditório 'Mater Ecclesiae'

Na manhã dessa terça-feira, 17 de maio, o Edifício Christus Lumen Gentium sediou a segunda Reunião do Clero de 2022. Na ocasião, padres e diáconos receberam atualizações sobre o II Sínodo Arquidiocesano, cujo encerramento está previsto para novembro deste ano.

Eles também foram informados sobre os trabalhos da fase diocesana do Sínodo Romano e a respeito da programação do segundo ano preparatório para o centenário diocesano, dedicado a Santo Antônio. Na ocasião, o Clero pôde sugerir títulos de Nossa Senhora como opções para a escolha da copadroeira arquidiocesana, anúncio este que será feito em 2024.

Entre os assuntos abordados, ainda estiveram o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais, a Jornada Mundial da Juventude de 2023 e as festas de Santo Antônio e Corpus Christi, além da prestação de contas do Economato e as comunicações dos vicariatos. Durante a reunião, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, também comunicou a proposta de criação de três santuários para marcar os cem anos da Diocese de Juiz de Fora e oficializou transferências de padres.

A próxima Reunião do Clero está prevista para 4 de agosto, quando é celebrado o Dia do Padre.

Acolhida de Monsenhor Eduardo

A Reunião do Clero desta semana também marcou o retorno, à Arquidiocese de Juiz de Fora, do Monsenhor Eduardo Almeida da Rocha, que passou os últimos dez anos em Roma. Durante esse período, o sacerdote, agraciado com o título de “monsenhor” em março, concluiu o Mestrado e o Doutorado em Direito Canônico e atuou no Setor Disciplinar da Congregação para a Doutrina da Fé.

A estadia de Mons. Eduardo, contudo, será breve. Em junho ele irá para Brasília, onde trabalhará como colaborador da Nunciatura Apostólica. Apesar de não permanecer em Juiz de Fora, ele falou do sentimento de visitar a sua Igreja de origem. “Para mim é uma grande alegria poder retornar à diocese onde sou incardinado como presbítero, rever os irmãos sacerdotes, os diáconos, também encontrar com tantos leigos por onde tenho andado nesses dias. Significa para mim retornar às minhas origens depois de uma experiência tão bonita, tão profunda do ponto de vista eclesial, sacerdotal e humano”, contou o padre, em entrevista.