Posse Canônica de Dom Luiz Fernando Lisboa é realizada na Catedral de São Pedro

Dom Dario Campos saudando o novo bispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim (ES)/ Foto: André Fachetti

Na manhã do sábado, 20 de março, a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim (ES) celebrou a Posse Canônica de Dom Luiz Fernando Lisboa, C.P.

A celebração foi transmitida para o Brasil e para o mundo através do Youtube, Facebook, Rádio Diocesana FM 95,7 e Rede Vida de Televisão. As TV’s Evangelizar e Canção Nova também se uniram ao momento festivo, reprisando a Santa Missa.

Além da grande audiência das emissoras de TV nacional, as mídias digitais da Diocese levaram a transmissão a diversos países e continentes do mundo. Foram registradas visualizações em Moçambique, Portugal, Angola, Itália, França, Espanha, Alemanha, México e Estados Unidos.

Presidida inicialmente por Dom Dario Campos, arcebispo metropolitano de Vitória (e ex-bispo diocesano de Cachoeiro), a Catedral de São Pedro contou com uma participação mínima de pessoas devido à pandemia da Covid-19. Desta forma, a celebração esteve restrita aos membros do colégio de consultores da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, coordenadores dos oito regionais, representantes leigos, funcionários da Cúria Diocesana, Bispos, representantes das dioceses do Espírito Santo, autoridades políticas e convidados de Dom Luiz Fernando Lisboa, entre familiares, amigos e irmãos da Congregação da Paixão de Jesus Cristo (Missionários Passionistas). Junto a eles, as equipes necessárias para a realização da santa missa também participaram, como liturgia, música, comunicação e transmissão.

Com início às 9h, a Santa Missa teve duração de aproximadamente duas horas, com muita música e entusiasmo. A celebração seguiu as normas do decreto estadual, emitido no dia 17 de março, quando foi anunciado que o estado do Espírito Santo entraria em quarentena.

“Acredito em uma Igreja que seja ministerial, que seja missionária, samaritana, compassiva e profética. Uma Igreja em saída, como gosta de desafiar o Papa Francisco, que viva em comunhão, que construa a unidade na diversidade, aberta ao diálogo com o outro, com o diferente, com as forças vivas da sociedade, com outras religiões. Uma igreja que cuida dos pobres e os ajude na sua promoção e na recuperação de sua dignidade”, afirmou Dom Luiz durante sua homilia.

A Posse Canônica do Arcebispo/Bispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim pode ser vista na íntegra na página da diocese no Facebook e no Canal do Youtube.

Fonte: Site Regional Leste 2