Pontifícias Obras Missionárias confirmam realização da Campanha Missionária em outubro

0

As Pontifícias Obras Missionárias confirmaram a realização da Campanha Missionária para outubro deste ano. Mesmo vivendo um tempo diferente, em que o mundo passa por uma pandemia que mudou as relações, a Campanha Missionária neste ano quer ser um sinal de esperança para tantas vidas doadas de forma solidária. O tema escolhido, “A vida é missão”, e o lema “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8), irão colaborar no crescimento da consciência missionária.

Padre Maurício Jardim, diretor das POM no Brasil, fala sobre a nova realidade vivida no contexto de pandemia. “Em tempos difíceis, tempos de isolamento social, de cancelamento de tantas agendas pastorais, missionárias, de atividades, encontros e formações, a missão não foi cancelada, ela continua, pois é permanente. Somos convidados a, neste tempo, olhar menos para o espelho e mais para a janela, onde o mundo precisa de nós”, destacou o diretor.

Os materiais que motivam o mês missionário estão sendo produzidos para serem enviados a todas as dioceses no próximo mês de julho. A nova realidade de isolamento social pede que cada localidade possa encontrar o seu jeito de lembrá-lo. A novena missionária, momento importante para rezar e celebrar a missão nas comunidades, ainda pode ser realizada nas famílias, em suas casas.

Arte da Campanha Missionária: Uma janela para a vida

A arte da Campanha Missionária de 2020 foi idealizada tendo como conceito-base a missão como janela aberta para a vida. A imagem da janela representa a capacidade de o ser humano interagir com o mundo ao seu redor e assim despertar o real e generoso interesse para com o seu semelhante. Neste tempo de isolamento social, a janela tem sido o meio de as pessoas manterem suas relações com o mundo e com aqueles que amam. A janela aberta representa a atitude de acolhida para com o mundo, uma ponte que coloca em diálogo com os desafios da vida para além das fronteiras pessoais.

No centro desta janela é apresentada a figura do Papa Francisco, que tem a missão encarnada em sua vida, não somente como Pastor da Igreja universal, mas antes de tudo cristão, vocacionado e homem dedicado ao bem dos seus irmãos. Nesta imagem, o Papa é representado na espontaneidade, postura de quem acolhe, se envolve e cuida. Ele se coloca como exemplo de doação pelos valores do Reino e nesta época, tão carente de referenciais, nos dá o exemplo de uma vida onde a missão se entrelaça com as mais simples situações do quotidiano e se coloca em sintonia com os ensinamentos de Jesus.

A moldura desta construção conceitual para a Campanha Missionária 2020 é um fundo branco, como uma tela de pintura, que tem a intenção de mostrar a centralidade desta vida que ganha sentido e cor somente na medida em que é vivida como missão, como doação e entrega aos irmãos.

Nesta tela em branco, o toque do pincel traz as marcas do artista. Todos são chamados a deixar a própria marca nos horizontes desta vida em missão: o modo único de lidar com as situações, os talentos e as capacidades a serviço do Reino de Deus faz toda a diferença e pode colorir a vida em tons extraordinários e inesperados.

Mais informações em: www.pom.org.br/campanha-missionaria-2020.

*Com informações das POM
**Fonte: Site da CNBB

Conteúdo Relacionado
X