Pela primeira vez, padres participam virtualmente de Retiro Espiritual

0

Começou, na noite dessa segunda-feira (16), o Retiro do Clero para a segunda turma de padres da Arquidiocese de Juiz de Fora. O encontro, realizado anualmente, acontece pela primeira vez no formato virtual, situação decorrente do novo aumento de casos de Covid-19 na região.

Assim como ocorreu em fevereiro, as reflexões são propostas pelo Bispo Auxiliar de São Paulo (SP), Dom Carlos Lema Garcia. No começo de sua meditação, o bispo apontou o caráter diferenciado deste retiro por conta dos longos meses de distanciamento social. “Tivemos ocasião de pensar muitas coisas sobre o que é mais importante na nossa vida, porque a pandemia nos tirou de toda aquela atividade habitual que nós fazemos, nos colocou numa situação muito diferente. Eu penso que, agora, já no final do ano, nós queremos que o retiro seja, de fato, um reencontro com Nosso Senhor Jesus Cristo”.

O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, que acompanhará todas as palestras e momentos de oração, fez uma prece espontânea antes do início oficial das atividades. “Durante esses dias, Senhor, nós queremos ficar na Vossa presença, dia e noite. Sobretudo no momento em que estivermos interligados pela internet, nós queremos, em comunidade, reconhecer a Vossa presença, sabendo que Vós dissestes ‘onde dois ou mais estão reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles’ (Cf. Mt 18,20). Nós cremos nesta verdade”.

Falando aos sacerdotes, o Arcebispo apontou que o sucesso do retiro espiritual depende de esforço de cada um. “É uma primeira experiência, mas ela pode ser coberta de muito sucesso, dependendo da sua participação, da sua boa vontade, do seu espírito religioso, do seu espírito de fé, do seu espírito sacerdotal. O que nós queremos é fazer um bom retiro, um bom encontro com Deus. Dom Carlos Lema vai nos ajudar com suas palestras e nós vamos organizar o nosso próprio retiro, o nosso próprio silêncio, a nossa própria oração”.

O evento seria realizado no Ceflã, que foi adaptado e preparado para receber os sacerdotes com segurança. Contudo, segundo contou o Padre Pierre Maurício de Almeida Cantarino, representante dos presbíteros de nossa Igreja Particular e um dos responsáveis pela organização do encontro anual, apesar de toda essa reestruturação, alguns médicos aconselharam que as atividades fossem realizadas à distância.

Além das palestras de Dom Carlos Lema, os padres terão momentos de oração das Laudes, Ofício das Leituras, Hora Nona e Vésperas, e ainda Santa Missa diária e Confissão Sacramental. O encerramento está previsto para a amanhã de sexta-feira, 20 de novembro. Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, Arcebispo Emérito de Sorocaba (SP), que reside em Juiz de Fora, também participa do retiro espiritual.

Conteúdo Relacionado
X