Pastoral Presbiteral promove Semana da Saúde para padres, diáconos e esposas, e seminaristas de todo país

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

A Pastoral Presbiteral e o Programa Saúde Sempre+ da Arquidiocese de Belo Horizonte promovem a Semana da Saúde, no período de 26 a 30 de outubro.

À luz do ensinamento “Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos estabeleceu como guardiões, como pastores”, a iniciativa tem o propósito de promover o cuidado dos sacerdotes, dos diáconos permanentes e suas esposas, e dos seminaristas, fortalecendo-os para a missão que desempenham no amparo aos fiéis, especialmente os pobres e excluídos.

As inscrições para padres, diáconos permanentes e suas esposas, e seminaristas estarão abertas a partir do dia 15 de outubro.

Pastoral Presbiteral

A Pastoral Presbiteral é a responsável por oferecer aos presbíteros as condições necessárias para a sua realização humana e vocacional, ajudando-os na missão de configurar-se a Cristo Bom Pastor inserido no contexto social, junto ao povo. Abrange os presbíteros seculares e os presbíteros religiosos que atuam nas paróquias, que fazem parte do presbitério diocesano.

Zela pela saúde física, psíquica e afetiva do presbítero além de proporcionar os meios necessários para uma formação permanente nas dimensões comunitária, espiritual, humana, intelectual e pastoral.

Programa Saúde Sempre+

Uma iniciativa que envolve profissionais de diversas áreas da saúde e voluntários, que busca, a partir do horizonte da medicina integrativa e natural, contribuir para as ações de prevenção às doenças e promoção do bem-estar. Para isso, são mobilizados múltiplos recursos: educação em saúde sobre adoção de hábitos saudáveis de vida, diagnósticos e planos terapêuticos, além da conscientização sobre a influência das emoções sobre a saúde, a importância do cuidado espiritual, da vivência da oração, de técnicas de relaxamento e realização de atividades culturais.

Programação Semana da Saúde

Dia 26 de outubro – Segunda-feira

16h às 18h– Apresentação cultural: Gê Lara – Abertura oficial: Dom Walmor de Oliveira – Apresentação do Programa

– Palestra: Saúde, espiritualidade e autocuidado: Pe Márcio Paiva

Dia 27 de outubro – Terça-feira

20h  Abertura cultural: Jonathan Ribeiro Saúde mental e Burnoult: o stress e o sofrimento Dr Dário Antunes Martins Psic. Cristina Campolina Vilas Boas

Dia 28 de outubro – Quarta-feira

20h – Abertura cultural: Hellen Cristina e Igor Vieira Síndrome metabólica: prevenindo eventos cardiovasculares e DCNT Alimentação saudável Dr Gilmar Reis Nutric. Nádia Helena Mendes

Dia 29 de outubro – Quinta-feira

14h30h – Abertura cultural: Hellen Cristina e Igor Vieira Um convite à conexão com seu corpo Profissional de educação física: Claúdia Barsant Terapeuta ocupacional: Mirian C. Silva Dias
20h Abertura cultural: Luiza Lara O uso de drogas lícitas e ilícitas
Psicólogo Willian Castilho e o Médico Renato Diniz Silveira

Dia 30 de outubro – Sexta-feira

9h30 – Abertura cultural: Hellen Cristina e Igor Vieira Relações interpessoais saudáveis e cultura da paz: A linguagem da amorosidade Assistente social Martha di Bella
10h30 – Vida sustentável Bióloga: Virgínia Abuhid
11h30 – Encerramento

Fonte: Site da CNBB

Veja Também